Pré-candidato a deputado estadual, Luciano Pinheiro (PDT), participa nesta segunda-feira (20/05) da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
O ex-prefeito de Euclides da Cunha reforçou seu compromisso com a pauta municipalista e destacou a importância do encontro para garantir conquistas junto ao governo federal, especialmente em um cenário de dificuldades financeiras enfrentadas pelas pequenas cidades.
Em entrevista ao Informe Baiano, Luciano destacou que “os municípios não aguentam mais arcar com uma carga tributária tão pesada. Os serviços básicos acontecem nos municípios, não nos estados, nem na União. É preciso olhar com mais atenção para quem está na ponta”.
O líder do PDT baiano na região do Semiárido citou como prioridade a aprovação da PEC 66, que trata da contribuição previdenciária ao INSS. Segundo o pré-candidato, a medida é essencial para aliviar o orçamento das prefeituras, especialmente daquelas com baixo Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e sem arrecadação própria.
Outro ponto defendido por Luciano foi a liberação das emendas parlamentares. “Sabemos que houve muita polêmica, mas quem atua com seriedade e transparência sabe o quanto essas emendas fazem diferença. Com elas, conseguimos construir hospitais, maternidades, pavimentar ruas. É disso que o povo precisa”, afirmou.
A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios segue até 22 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, reunindo prefeitos, vereadores, parlamentares e lideranças de todo o país em busca de fortalecimento do pacto federativo.