Mais de 900 mil atendimentos a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já foram realizados nas agências dos Correios – vinculadas ao Ministério das Comunicações – desde 30 de maio, quando a estatal passou a receber aqueles que precisavam de atendimento presencial para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado em seus benefícios. Desse total, 488 mil fizeram a contestação.
A partir de hoje (16/6), estão sendo liberadas as justificativas das entidades sobre os descontos. Aposentados e pensionistas que fizeram a contestação há pelo menos 15 dias úteis poderão retornar às agências dos Correios para consultar a resposta das entidades.
Dentro de 30 dias corridos a partir do recebimento da resposta da entidade, o aposentado ou pensionista precisa informar se concorda ou não com o que foi respondido. Essa manifestação poderá ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente na agência dos Correios.
Vale destacar que o INSS e os Correios não enviam mensagens por WhatsApp, não ligam, nem enviam e-mails ou SMS com links para consulta ou confirmação de dados. As informações oficiais sobre as contestações só serão disponibilizadas pelos canais oficiais. Na dúvida, os usuários não devem compartilhar seus dados pessoais com desconhecidos.
A opção de atendimento presencial nas agências dos Correios foi pensada para atender, principalmente, as pessoas que têm dificuldade em acessar o celular, o computador e a internet para resolver o problema por meio do aplicativo Meu INSS ou da Central 135.