Pessoas com fibromialgia poderão ser reconhecidas como PcDs em todo o Brasil

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (2), o Projeto de Lei 3.010/2019, que permite o reconhecimento de pessoas com fibromialgia como pessoas com deficiência (PcD), desde que atestado por uma equipe multidisciplinar. A proposta, que já havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, segue agora para sanção presidencial.

O texto altera a Lei 14.705/2023, que define diretrizes para o tratamento, no Sistema Único de Saúde (SUS), de síndromes como fibromialgia, fadiga crônica e dor regional. A inclusão no rol de PcDs não será automática: será necessário que médicos, psicólogos e outros profissionais da saúde avaliem, caso a caso, o grau de limitação na vida social e funcional da pessoa com fibromialgia.

Se sancionada, a nova norma permitirá que pacientes diagnosticados com a síndrome tenham acesso a políticas públicas específicas, como cotas em concursos, prioridade em serviços e isenção de IPI na compra de veículos.

Inclusão no SUS e mercado de trabalho
Além do reconhecimento legal, o projeto também define novas diretrizes para o SUS no atendimento a pacientes com a síndrome. As medidas incluem ações voltadas à inserção no mercado de trabalho e campanhas de conscientização sobre a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, a fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas, muitas vezes agravadas por fatores emocionais como estresse, ansiedade e depressão. A origem da condição ainda é desconhecida, o que dificulta seu diagnóstico e tratamento.

Situação atual nos estados
Alguns estados brasileiros já reconhecem a fibromialgia como condição que permite a classificação de PcD. No Distrito Federal, por exemplo, uma lei aprovada em 2024 já garante esse direito aos pacientes locais.

Com a aprovação do PL 3.010/2019 no Senado e o envio à sanção presidencial, a expectativa é que o reconhecimento da fibromialgia como deficiência ganhe alcance nacional, assegurando mais dignidade e acesso a direitos para milhares de brasileiros.

Marina Silva atribui aumento das queimadas a incêndios criminosos e seca extrema

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, atribuiu o aumento das queimadas no Brasil a incêndios criminosos e à seca extrema, em audiência pública...

TRAGÉDIA: Corredor morre durante exercício no Jardim de Alah

Um corredor morreu na manhã desta quinta-feira (03/07) na altura do Jardim de Alah, em Salvador, durante uma corrida. Informações preliminares obtidas pelo Informe...
Fundação Jose Silveira

Marina Silva atribui aumento das queimadas a incêndios criminosos e seca extrema

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, atribuiu o aumento das queimadas no Brasil a incêndios criminosos e à...

Marina Silva atribui aumento das queimadas a incêndios criminosos e seca extrema

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, atribuiu o aumento das queimadas no Brasil a incêndios criminosos e à...

TRAGÉDIA: Corredor morre durante exercício no Jardim de Alah

Um corredor morreu na manhã desta quinta-feira (03/07) na altura do Jardim de Alah, em Salvador, durante uma corrida....

MORTO NA RUA: Homem é alvejado por motoqueiros em Feira de Santana

Um homem de 45 anos, identificado como Israildo Rios da Silva, foi morto a tiros no meio de uma...

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

As seis dezenas do concurso 2.883 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h desta quinta-feira (03/07), no Espaço...