Foto: Ascom ALBA/AgênciaALBA
A deputada Fabíola Mansur (PSB) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, uma moção de pesar pelo falecimento do médico Jorge Luiz Pereira e Silva, aos 71 anos, no dia 21 de junho de 2025, em Salvador. “Recebi, com profundo pesar, a notícia do falecimento do médico Jorge Luiz Pereira e Silva, referência maior da pneumologia, com uma trajetória que marcou profundamente a medicina respiratória na Bahia, no Brasil e na América Latina”, lamentou a socialista, ao destacar que o profissional, ao longo de décadas, “construiu uma carreira pautada pela excelência, pelo ensino, pela pesquisa e por uma incansável dedicação ao desenvolvimento científico e profissional da pneumologia”.
Ocupante da cadeira de nº 46 da Academia de Medicina da Bahia, Jorge Pereira também era diretor de Comunicação e membro do Comitê Científico da Academia, além de ser o criador e editor responsável pelo site da instituição. Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), em 1977, era professor titular do Departamento de Medicina Interna e Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da Ufba. Fabíola afirma que o pneumologista construiu sua sólida formação com Residência Médica em Medicina Interna e Pneumologia, na Santa Casa de Porto Alegre (1978-1980), e Doutorado em Medicina-Pneumológica, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1996. Sua qualificação profissional incluiu ainda experiências internacionais, como no Winthrop University Hospital, no Health Science Center – SUNY, em Stony Brook, Nova York, EUA.
A Procuradora Especial da Mulher da ALBA lembra também que Dr. Jorge Pereira foi chefe da Divisão Médica do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hupes/Ufba/EBSERH) de 2015 a 2020, onde deixou sua marca na gestão hospitalar, com especialização pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Atuou ainda como superintendente Médico do Hospital Espanhol, foi diretor Científico do Hospital da Bahia e fundou importantes instituições como o Instituto de Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa do Hospital da Bahia (Indep) e o Instituto de Ensino e Simulação em Saúde (Iness), além de sócio do Centro de Pneumologia Clínica, Radiologia e Fonoaudiologia da Bahia.
Na Sociedade Baiana de Pneumologia e Tisiologia (SBPT-BA), Dr. Jorge Luiz Pereira e Silva teve papel de protagonismo histórico. Foi fundador e presidente do Departamento de Imagem, presidente do Departamento de Ensino, coordenador da Comissão Científica de Infecções Respiratórias e responsável, por diversos anos, pela elaboração e aplicação da Prova de Título de Especialista em Pneumologia. O médico foi presidente, por duas gestões, da SBPT-BA, que antecederam a atual gestão (2021-2022 e 2023-2024) e teve papel fundamental na articulação que levou Salvador a ser escolhida como sede do Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia de 2025.
Fabíola Mansur frisa que, em virtude da saúde já fragilizada, abriu mão da presidência do Congresso, sendo então nomeado Presidente de Honra do evento, “uma justíssima homenagem à sua história e dedicação à pneumologia”.
“Jorge Luiz Pereira e Silva deixa um legado incomensurável como médico, educador, gestor, líder, mentor, amigo e ser humano. Seu exemplo e conduta ética continuarão iluminando gerações de pneumologistas e também seus ex-alunos, a exemplo dessa deputada. Sua memória ficará para sempre em nossos corações. Meu afetuoso abraço em seus familiares, amigos, pacientes e uma legião de admiradores. Descanse em paz, professor”, manifestou a parlamentar.
Por fim, Fabíola solicitou que sua moção seja encaminhada à família do médico Jorge Luiz Pereira e Silva, ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), ao Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), à Faculdade de Medicina da Bahia (FMB-Ufba) e à Sociedade Brasileira de Pneumologia , Tisiologia (SBPT) e a Associação Bahiana de Medicina (ABM).