SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose

Mulheres com endometriose terão duas novas opções de tratamento de base hormonal para a doença via Sistema Único de Saúde (SUS): o dispositivo intrauterino liberador de levonogestrel (DIU-LNG) e o desogestrel. Ambos foram recentemente incorporados à rede pública depois de receberem recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Em nota, o Ministério da Saúde detalhou que o DIU-LNG suprime o crescimento do tecido endometrial fora do útero e figura como uma opção para mulheres com contraindicação ao uso de contraceptivos orais combinados. “A nova tecnologia pode melhorar a qualidade de vida das pacientes, uma vez que sua troca só é requerida a cada cinco anos, o que contribui para aumentar a adesão ao tratamento.”

Já o desogestrel, segundo a pasta, pode reduzir a dor e dificulta a progressão da doença. Trata-se de um anticoncepcional hormonal que age bloqueando a atividade hormonal, impedindo o crescimento do endométrio fora do útero, e que poderá ser usado como primeira linha de tratamento, ou seja, prescrito já na avaliação clínica até que o diagnóstico se confirme por meio de exames.

“Vale destacar que, para estarem disponíveis na rede pública de saúde, é necessário o cumprimento de etapas necessárias, como a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Endometriose”, informou o ministério no comunicado.

Entenda

A endometriose é uma condição ginecológica inflamatória crônica que ocasiona o crescimento do tecido que reveste o útero fora da cavidade uterina. Nas mulheres com a doença, o tecido semelhante ao endométrio (que reveste o útero) cresce fora do útero em órgãos como ovários, intestino e bexiga, o que causa reações inflamatórias.

Cólica menstrual intensa, dor pélvica crônica, dor durante a relação sexual, infertilidade e queixas intestinais e urinárias com padrão cíclico estão entre os principais sintomas da endometriose.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que a condição afeta cerca de 10% das mulheres e meninas em idade reprodutiva em todo o mundo, representando mais de 190 milhões de pessoas.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam aumento de 30% na assistência relacionada ao diagnóstico da endometriose na atenção primária na comparação entre 2022 (115,1 mil atendimentos) e 2024 (144,9 mil). Ao longo dos dois últimos anos (2023 e 2024), foram registrados, segundo a pasta, mais de 260 mil atendimentos.

Já na atenção especializada, o SUS registrou aumento de 70% no número de atendimentos por endometriose, passando de 31.729 em 2022 para 53.793 em 2024. Nos dois últimos anos, foram contabilizados 85,5 mil atendimentos.

Também houve um aumento de 32% nas internações pela doença, que passaram de 14.795 em 2022 para 19.554 em 2024. No mesmo período (2023 e 2024), o total foi de 34,3 mil internações.

Aluno agride professora com tapa no rosto e foge pulando muro em Brumado

Uma professora do Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado (CETIB), no sudoeste da Bahia, foi agredida por um aluno do 2º ano do...

PRF flagra caminhão trafegando na BR 324 com mais de 7 toneladas de excesso de peso

Um caminhão que transportava concreto com 7.623 quilos de excesso de peso foi retido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na terça-feira (8), na BR...
Fundação Jose Silveira

Aluno agride professora com tapa no rosto e foge pulando muro em Brumado

Uma professora do Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado (CETIB), no sudoeste da Bahia, foi agredida por um...
Prefeitura Vitoria da Conquista

Aluno agride professora com tapa no rosto e foge pulando muro em Brumado

Uma professora do Colégio Estadual de Tempo Integral de Brumado (CETIB), no sudoeste da Bahia, foi agredida por um...

PRF flagra caminhão trafegando na BR 324 com mais de 7 toneladas de excesso de peso

Um caminhão que transportava concreto com 7.623 quilos de excesso de peso foi retido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF),...

Vitória da Conquista registra a menor temperatura da Bahia com 11,9°C

O frio marcou presença na Bahia nas últimas 24 horas, e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, foi...

Ninho Quente Cremoso

Ingredientes: .1 e 1/2 xícara de chá de leite .200 gramas de creme de leite .3 colheres de sopa de leite Ninho .80...