Foi preso na manhã desta sexta-feira (11/07) Ariel Luciano Bispo, conhecido como “Ariel”, foragido e considerado Valete de Paus no Baralho do Crime da Secretaria de Segurança Pública (SSP/BA).
Conforme apuração do Informe Baiano, a ação foi resultado de um trabalho integrado das equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), ambos da Polícia Civil.
Ariel foi localizado em uma residência no bairro Vila Praiana, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Ao perceber a chegada dos policiais, ele tentou fugir pulando muros de casas vizinhas e chegando a invadir a estrutura de uma escola municipal, onde tentou se esconder. As equipes realizaram um cerco tático dentro do colégio e conseguiram capturá-lo sem troca de tiros.
Considerado um dos principais executores da facção Bonde do Maluco (BDM), Ariel é apontado como participante direto de diversos homicídios e ataques violentos. Segundo a investigação, ele tinha papel de destaque em “bondes” contra facções rivais, sendo responsável por guiar criminosos em emboscadas e execuções, graças ao conhecimento detalhado das áreas controladas pela antiga facção à qual pertencia.
Antes de integrar o BDM, Ariel era membro do grupo criminoso Katiara, mas rompeu com a facção e passou a atuar no grupo rival. A polícia destaca que ele também teve participação na emboscada contra agentes da Polícia Federal do Grupo de Pronta Intervenção (GPI), no bairro de Valéria, episódio que o colocou na lista de alvos prioritários da segurança pública. Ele será encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.