GREVE DOS MÉDICOS: Sesab diz que funcionamento das unidades de saúde segue sem interrupção

Após o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA) afirmar que profissionais de cinco unidades de saúde de Salvador entraram em greve por tempo indeterminado nesta quinta-feira (31/07), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que não há qualquer risco de interrupção dos atendimentos.

A mobilização foi aprovada em assembleia realizada no dia 24 de julho pelo Sindimed-BA. As unidades com profissionais em greve são as maternidades Albert Sabin e Tsylla Balbino, o IPERBA, o Hospital Geral Roberto Santos e o Hospital Geral do Estado (HGE).

O motivo principal do movimento é o protesto contra o desligamento de médicos celetistas que atuavam por meio do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS). Em nota, a Sesab informou que “todas as unidades da rede estadual de saúde seguem com funcionamento normal e sem qualquer restrição de atendimento à população”.

A secretaria também classificou a comunicação feita pelo sindicato como “alarmista” e “desinformativa”, e lamentou o que considera uma tentativa de gerar pânico entre os usuários do sistema público de saúde. A nota ressalta que parte dos profissionais já migrou para novos modelos de contratação, como credenciamento por pessoa jurídica ou por meio de editais celetistas, sem prejuízo aos atendimentos.

Veja a nota completa abaixo

“Todas as unidades da rede estadual de saúde seguem com funcionamento normal e sem qualquer restrição de atendimento à população. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) assegura que não há risco de interrupção dos serviços, inclusive nas unidades citadas pelo Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA), como HGE, Hospital Geral Roberto Santos, Iperba, Maternidade Tsylla Balbino e Maternidade Albert Sabin.

A Sesab lamenta a tentativa do sindicato de gerar pânico com uma narrativa alarmista sobre uma suposta paralisação dos atendimentos médicos a partir de 31 de julho. A secretaria classifica a ação como irresponsável e desinformativa, destacando que parte dos profissionais já migrou para novos vínculos sem qualquer prejuízo ao funcionamento dos serviços.

A pasta também esclarece que, no dia 24 de julho, reuniu-se com o próprio sindicato, o Ministério Público do Trabalho e a Procuradoria Geral do Estado, apresentando as alternativas legais para o processo de transição contratual, como credenciamento de pessoa jurídica e novos editais com vínculo celetista. A rede estadual conta com empresas regularmente contratadas para garantir os atendimentos.

A secretaria reitera seu respeito às entidades médicas, mas faz um apelo à responsabilidade: narrativas alarmistas comprometem a relação de confiança com os pacientes e ignoram o esforço coletivo para garantir uma transição transparente e segura.”

Greve de médicos começa em 5 hospitais do Estado nesta quinta-feira (31)

VAI PARAR? Médicos anunciam greve em hospitais da rede estadual a partir do dia 31

Operação do MPBA, PF e PMBA prende oito pessoas em Salvador e Região Metropolitana

Oito mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueio judicial de contas bancárias foram cumpridos no início...

NA PORTA DE CASA: Homem é morto a tiros em Castro Alves

Um homem de 37 anos, identificado como Leonardo Silva dos Santos, foi morto a tiros na porta de casa, na cidade de Castro Alves,...
Fundação Jose Silveira

Operação do MPBA, PF e PMBA prende oito pessoas em Salvador e Região Metropolitana

Oito mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueio judicial de contas...

Operação do MPBA, PF e PMBA prende oito pessoas em Salvador e Região Metropolitana

Oito mandados de prisão preventiva, 11 mandados de busca e apreensão, sequestro de bens e bloqueio judicial de contas...

NA PORTA DE CASA: Homem é morto a tiros em Castro Alves

Um homem de 37 anos, identificado como Leonardo Silva dos Santos, foi morto a tiros na porta de casa,...

Simões Filho leva serviços de saúde ao Dambê com ação itinerante da prefeitura

A Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais uma edição do Programa Saúde...

Cerca de 11 toneladas de drogas apreendidas no primeiro semestre na Bahia

Dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) apontam que entre janeiro e junho de 2025, cerca de...