Após a repercussão, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) confirmou ao Informe Baiano que as pichações com as iniciais da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) já foram removidas das estruturas públicas da Barra, em Salvador, na tarde desta terça-feira, (5). Guarnições da Polícia Militar reforçaram o patrulhamento na região e investigadores da Polícia Civil seguem analisando imagens de câmeras de segurança para identificar os autores.
O Disque Denúncia (181) está priorizando informações relacionadas ao caso. A SSP reforça que qualquer cidadão pode colaborar com as investigações de forma anônima, tanto pelo telefone quanto pelo site www.disquedenuncia.ssp.ba.gov.br. O sigilo é garantido por lei.
As pichações foram vistas por moradores e turistas nas imediações do restaurante Barravento, próximo à Avenida Oceânica, e acenderam um alerta na segurança pública da capital. Pelo menos cinco inscrições foram identificadas nas balaustradas da região.
O TCP, facção originária do Rio de Janeiro, atua na Bahia em aliança com o Bonde do Maluco (BDM), rival do Comando Vermelho (CV). O grupo já havia deixado marcas em bairros como Mussurunga e Vila Verde, e a presença na Barra indica possível tentativa de expansão.
A SSP montou uma força-tarefa para investigar o caso e conter a ação de grupos criminosos em pontos turísticos e áreas estratégicas da cidade.