Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Assembleia Legislativa da Bahia

Comissão da OEA alerta sobre direitos humanos no Brasil

Em relatório preliminar, divulgado hoje (12), no Rio de Janeiro, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) observa que o processo de fortalecimento institucional da área de direitos humanos no Brasil sofreu uma espécie de congelamento. Também alerta que problemas estruturais ainda persistem no país e precisam de solução.

“Apesar dos avanços, encontramos um país que não teve sucesso na abordagem de suas principais dívidas históricas com a cidadania: o problema estrutural de desigualdade e discriminações profundas, entre as quais se destacam a discriminação racial e social”, diz o texto da CIDH.

O documento reúne análises preliminares da delegação da CIDH sobre sua recente visita ao Brasil e expressa “preocupação com a situação dos direitos humanos no Brasil e seu futuro”. “A CIDH tristemente identificou uma redução da intensidade dessa dinâmica, com o congelamento do processo progressivo de fortalecimento institucional dos direitos humanos.”

Segundo o relatório, são observados “retrocessos significativos na implementação de programas, políticas públicas e na garantia de pressupostos em áreas essenciais”.

Referência
O texto lembra que há políticas adotadas no Brasil que são referência em direitos humanos, como a criação de uma secretaria específica para a área, o fortalecimento das defensorias públicas e o aumento de participação da sociedade civil na gestão pública, além de ações afirmativas como a Lei de Cotas.

Também foram elogiadas medidas mais recentes, como as audiências de custódia, a nova Lei de Imigração e a adoção da prisão domiciliar para gestantes, mães de filhos pequenos e de pessoas incapacitadas.

Urgência
O relatório menciona ainda medidas recentes de alteridade fiscal, apontando-as como um fator que “pode significar o fim de políticas sociais e a redução das expectativas de melhores condições de vida da grande maioria da população”.

A comissão destaca entre temas apontados como urgentes o respeito aos direitos dos povos indígenas, quilombolas, trabalhadores do campo e da população de rua. O relatório inclui ainda questões relativas à população carcerária, ao respeito aos direitos da população transexual e LGBT, dos defensores dos direitos humanos, dos imigrantes e a garantia da liberdade de expressão da imprensa, da academia e organizações sociais.

Desafios
Para a CIDH, os desafios concentram-se no combate à corrupção, na prioridade para o meio ambiente e na manutenção do Estatuto da Criança e do Adolescente. A comissão manifestou-se contra a redução da maioridade penal.

A comissão alertou ainda sobre a violência cometida contra líderes urbanos e rurais. A morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Andrade, em março deste ano, no Rio de Janeiro, foi lembrada como um crime que aguarda solução.

Também houve referência à violência contra camponeses em Marabá, no Pará, à forma como vivem os moradores da Cracolândia, em São Paulo, e ao desastre ambiental de Mariana, em Minas Gerais, que completou três anos neste mês.

Universitários têm até quarta-feira (8) para realizar inscrição no Mais Futuro

Estudantes matriculados em cursos de graduação nas universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste Baiano (Uesb), de Feira de Santana (Uefs) e do...

Lula tem pior avaliação desde o início do mandato; veja números

Foi divulgada nesta terça-feira (07/05) uma nova pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre o desempenho do governo do presidente Luiz Inácio...
Fundação Jose Silveira

Universitários têm até quarta-feira (8) para realizar inscrição no Mais Futuro

Estudantes matriculados em cursos de graduação nas universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste Baiano (Uesb), de Feira...
Fundação Jose Silveira

Universitários têm até quarta-feira (8) para realizar inscrição no Mais Futuro

Estudantes matriculados em cursos de graduação nas universidades estaduais de Santa Cruz (Uesc), do Sudoeste Baiano (Uesb), de Feira...

Lula tem pior avaliação desde o início do mandato; veja números

Foi divulgada nesta terça-feira (07/05) uma nova pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) sobre o desempenho do...

Polícia Civil recupera arma e carro roubados de investigador

Investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) recuperaram, na manhã desta terça-feira (7), em...

Pai de Santo é morto na porta de casa em Juazeiro; veja detalhes

A Polícia Civil está investigando a morte de Fredson Vieira da Silva, de 54 anos, na manhã desta terça-feira...