Aproveite os alimentos da safra para preparar receitas econômicas

Não é nenhum segredo que os alimentos estão cada vez mais caros e economizar na compra do mês se transforma em uma verdadeira missão. Nessas horas, o importante é focar no necessário e lembrar que alguns produtos podem ser encontrados a preços acessíveis, dependendo da safra do mês. Como no caso de frutas, legumes e verduras, por exemplo.

Mas, por que comprar esses ingredientes, tão essenciais na culinária do dia a dia, em épocas tão específicas? Bom, a resposta é muito simples. São nesses meses que os produtos podem ser colhidos com maior facilidade, já que foram cultivados para ficarem maduros justamente nos meses certos do ano. Assim, você consegue encontrá-los em grande quantidade em feiras e supermercados, o que acaba barateando o preço final.

A banana, inclusive, está na safra e, além de mais gostosa, fica muito mais acessível! E as oportunidades de receitas são infinitas, desde doces a salgados. Rica em fibras e potássio, a banana é o tipo de ingrediente versátil que combina com pratos doces e salgados. Com um cacho grande, você consegue até seis porções desta deliciosa sobremesa e ainda não sai do seu orçamento, uma vez que esta receita tem custo médio de R$15,00. Incrível, não é mesmo?

Lembre-se também de sempre utilizar os ingredientes disponíveis dentro de casa para economizar muito mais! Confira a lista completa dos alimentos das safras de março e abril e aproveite esta época do jeito certo.

MARÇO

Frutas: Abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, goiaba, jaca, limão, maçã, pera.

Legumes: Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, jiló, nabo, pepino, quiabo, tomate.

Verduras: Acelga, alface, alho-poró, coentro, escarola, repolho, rúcula

ABRIL

Frutas: Abacate, banana-maçã, caqui, jaca, kiwi, maçã, pera.

Legumes: Abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame.

Verduras: Alface, alho-poró, almeirão, catalonha, escarola (também conhecida pelo nome de chicória), repolho.