Caminhada do Samba em Salvador acontece neste domingo; Primeiro samba faz hoje 100 anos

A 11ª edição da do Samba será realizada neste domingo (27), a partir das 14h, no Centro, segundo informações do Conselho do Carnaval (ComCar). A estimativa é que cerca de 500 mil pessoas percorram o trajeto dos nove trios elétricos que passarão pelo Campo Grande, a e a Praça Castro Alves.

A canção “Pelo Telefone”, de Donga, considerado o primeiro samba a ser registrado e gravado, completa neste domingo (27) 100 anos. Em 27 de novembro de 1916, a partitura da música foi registrada no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, em nome de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga, na época um compositor de apenas 26 anos.

Ao todo são nove trios desfilando durante o percurso. São eles: Bloco Alvorada, com Grupo Bambeia e convidados, Bloco Alerta Geral, com Grupo Miudinho e participação especial de Juliana Ribeiro e Cida Martinez, Bloco Pagode Total, com o Grupo É o Tchan e banda Pagode Total, Bloco Proibido Proibir, com Bandas QG do Pagode e Fuzucada, Bloco Reduto do Samb, com participação de Denny Palma e Pagode do Vinny e D’Cifras.

Também fazem parte do evento o Bloco Vem Sambar, com Grupo Samba do Pretinho, Bloco Amor e Paixão, com Grupos Movimento e Fora da Mídia, Bloco Samba Popular, do Grupo A Grande Família, e Bloco Q Felicidade (Grupos Patrulha do Samba e Reinaldo Terra Samba).

Para a realização da Caminhada do Samba, a Transalvador fará interdição do tráfego, até àsa 21h deste domingo (27), no Largo do Campo Grande, entre a Praça 2 de Julho e o Hotel Sheraton). Além da interdição do tráfego, o estacionamento será proibido, das 6h às 21h, na Rua Forte de São Pedro, Av. Sete de Setembro (Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento), Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Rua Senador Costa Pinto, e Passeio Público.

Para suprir a necessidade dos usuários de transporte público durante a Caminhada, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) disponibilizará nove veículos extras da frota reguladora, que estarão disponíveis na , e a Estação da Barroquinha entre 17h30 min de domingo (26) à 0h30 da segunda-feira (28). Os roteiros distribuídos nas três áreas da cidade (Orla, Centro e ).

Além disso, a Semob vai reforçar a frota de 41 linhas de ônibus que atendem ao Centro, entre 11h e 0h. Esses veículos terão o itinerário modificado de acordo com as alterações de trânsito.