Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Constituição da Bahia proíbe Caetano de assumir cargo público

Com os direitos políticos suspensos por decisão em segunda instância, o deputado federal Luiz Caetano (PT) não pode assumir cargo público. Embora a possibilidade tenha sido ventilada na imprensa, uma emenda à Constituição da Bahia proíbe a nomeação de casos como o do parlamentar, que foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não voltará ao Congresso a partir de fevereiro.

Segundo o dispositivo, é proibida a nomeação de político que “tenha contra si decretação de suspensão dos direitos políticos, em decisão transitada em julgado ou por órgão judicial colegiado, por ato doloso e de improbidade administrativa que importe lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito, desde a condenação ou o trânsito em julgado até o transcurso do prazo de oito anos após o cumprimento da pena”.

A emenda, apresentada pela mesa diretora da Casa à época, comandada pelo deputado Marcelo Nilo, acresce o artigo 14 da Constituição da Bahia e define requisitos de “investidura em cargo público efetivo ou comissionado”.

Já existe, inclusive, jurisprudência do caso. Em 2015, a Justiça estadual suspendeu a nomeação do atual prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira (PDT), como diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

O fundamento para a decisão foi, além da Lei da Ficha Limpa, a própria Constituição do Estado. Além da suspensão dos direitos políticos, a legislação também proíbe a nomeação para cargo público de quem teve contas rejeitadas, com imputação de responsabilidade financeira, pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios.

“Qualquer agente político ou público, cujas contas tenham sido desaprovadas, com imputação de responsabilidade financeira, pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios, ficará impedido, nos prazos e condições disciplinados em lei específica, de tomar posse em cargo em comissão ou função de confiança da Administração Pública direta e indireta, do Estado e dos Municípios”, diz o trecho da lei.

Oziel teve as contas de 2006 rejeitadas pelo TCM, com a condenação transitada e julgada no Judiciário em 2011. Caetano, por sua vez, teve suas contas de 2012 – quando foi prefeito de Camaçari – também rejeitadas pelo tribunal.

Além disso, o petista foi considerado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ainda indeferiu o registro de candidatura do ex-prefeito de Camaçari em 2018. Ele foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A decisão foi mantida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Garantia-Safra vai beneficiar 243 mil agricultores familiares

A CAIXA iniciou a segunda etapa de pagamento do benefício Garantia-Safra para cerca de 243 mil agricultores familiares. Serão pagos mais de R$ 291...

VITÓRIA COM PROBLEMAS: Léo Condé com desfalques contra o Cruzeiro e time viaja sábado; saiba detalhes

Léo Condé avançou nesta quinta-feira (26) com os preparativos do time do Vitória para o duelo com o Cruzeiro (MG), às 16 horas (de...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Garantia-Safra vai beneficiar 243 mil agricultores familiares

A CAIXA iniciou a segunda etapa de pagamento do benefício Garantia-Safra para cerca de 243 mil agricultores familiares. Serão...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Garantia-Safra vai beneficiar 243 mil agricultores familiares

A CAIXA iniciou a segunda etapa de pagamento do benefício Garantia-Safra para cerca de 243 mil agricultores familiares. Serão...

VITÓRIA COM PROBLEMAS: Léo Condé com desfalques contra o Cruzeiro e time viaja sábado; saiba detalhes

Léo Condé avançou nesta quinta-feira (26) com os preparativos do time do Vitória para o duelo com o Cruzeiro...

QUE VENHA O GRÊMIO! Ceni intensifica treinos táticos e busca corrigir erros

O Bahia fez o terceiro treinamento desta semana na tarde desta quinta-feira (25/04), em mais um dia de preparação...

Professores da UFBA iniciam greve na próxima segunda-feira (29)

Após assembleia geral, na quinta-feira (25/04), os professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) decidiram entrar em estado de...