Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Home Economia Equipe econômica vê com bons olhos, mas monitora guerra das maquininhas

Equipe econômica vê com bons olhos, mas monitora guerra das maquininhas

0

A equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro vê com bons olhos o novo capítulo da “guerra das maquininhas”, com redução de taxas e prazo de antecipação de recebíveis. Apesar da reação positiva, Brasília acompanha de perto os últimos desdobramentos. A estratégia é a de deixar o próprio mercado se adaptar desde que a concorrência não migre para um campo predatório e ameace a sobrevivência dos pequenos e novos entrantes. Um exemplo dessa vigilância foi dada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que já questionou a Rede, do Itaú Unibanco, sobre a ofensiva comercial, anunciada na semana passada.

Vai fundo. Um dos aspectos positivos das disputa entre as maquininhas é o entendimento de que será uma forma de emplacar uma das metas do Banco Central desde a época de Ilan Goldfajn: reduzir o prazo de pagamento aos lojistas. No mundo inteiro, a prática é de dois dias (D+2) e não após um mês (D+30) como ocorre por aqui.

Buuu! Passado o susto com o anúncio da Rede, que isentou a antecipação de recebíveis para comerciantes com faturamento até R$ 30 milhões por ano e com conta no Itaú, cresce a leitura entre os concorrentes de que as coisas vão se ajustar. Uma possibilidade para compensar a antecipação em menos dias é o encarecimento das taxas cobradas no crédito à vista que, a despeito da guerra, continuam sendo cobradas normalmente. Na Rede, a mínima é de 2,64% para o pagamento em dois dias, mas pode superar 5% em alguns contratos. Antes da Rede, a Getnet, do Santander, cortou a taxa dos cartões de débito e crédito à vista para 2% com pagamento em até dois dias.

Pago quanto? O acirramento na ‘guerra das maquininhas’ chamou a atenção até de um gigante de fast food que procurou a dona de sua maquininha para saber se estava pagando caro ao aceitar os cartões. As grandes empresas, contudo, têm taxas mais atrativas por conta da quantidade e volume financeiro. Nesse caso, a resposta mostrou que a empresa pagava bem menos que as taxas oferecidas aos pequenos.

Letras miúdas. Na esteira da maior concorrência, a PagSeguro, do Uol, também fez um contra-ataque com o anúncio de um pagamento instantâneo, mas que exige uma leitura atenta por parte dos varejistas das condições comerciais nas ‘letras miúdas’. Essa reação beneficia casos específicos e não engloba, por exemplo, o e-commerce. Procurado, o BC informou que “não comenta movimentos específicos de entes regulados”.