Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Tudo Que Você Precisa É Amor estreia em julho no Teatro Gregório de Matos

O acontecimento cênico Tudo Que Você Precisa é Amor, que traz a palhaça Bafuda Orgância – apresentada pela artista Felícia de Castro – em busca da felicidade e do amor, volta a cartaz dias 04 e 05 de julho, às 19h, e 06 e 07 de julho, às 18h, no Teatro Gregório de Matos (Praça Castro Alves). Essa instalação cênico-performática é fruto de 20 anos em pesquisas e experiências de Felícia de Castro no campo das artes cênicas.

Ancorada na palhaçaria e em sua função sagrada do riso, a obra traz como norte dramatúrgico o ensinamento budista que aborda a busca incessante do ser humano por satisfação e a possibilidade da felicidade ser encontrada dentro de si. Tudo Que Você Precisa é Amor tem o ator, pesquisador e palhaço Alê Casali na direção.

A performance é uma homenagem ao rito da palhaçaria e às mulheres cômicas, pesquisa aprimorada há 10 anos por Felícia de Castro através do projeto Palhaças, Bem-Vindas Sois Vós. “Nos cursos e vivências, várias palhaças nasceram e revelaram mundos interiores, geralmente, muito reprimidos. Estas experiências estão na minha carne e na dramaturgia do espetáculo”, conta a atriz.

Bafuda Orgância é uma palhaça que nasce do riso que habita o ventre da terra e convoca-nos a um encontro tragicômico de luzes e sombras. Partindo da mitologia pessoal da artista à mitologia arquetípica de deusas das antigas culturas matriarcais, o espetáculo é uma celebração da vida, da morte e do amor como a grande revolução.

A atuação de Felícia de Castro como palhaça é marcada pela dança, pelo transbordar de emoções, pelo exagero cômico do corpo e pela expressão do grotesco físico. “A palhaçaria é uma arte que traz uma cura a si e ao mundo. O riso é libertador de luz e harmonia. As palhaças são porta-vozes disso, desde os tempos mais antigos”, realça.

“Nosso ato político é a coragem de encarar nossas profundezas, descolonizar este corpo e ser quem somos em sua máxima potência. Subvertendo a ordem. Assim eu encaro a palhaçaria feminina e a função sagrada do riso. O riso que liberta as emoções presas, afasta o medo, desperta o prazer, e assim é subversivo”, enfatiza Felícia.

Girando ainda a revolução do brincar e a revolução do afeto, dimensões essenciais da palhaçaria, o espetáculo traz como chave a cura da criança e a questão do massacre da infância pelo adoecido mundo adulto. O espetáculo escancara de forma crua, trágica e cômica as profundezas humanas em todo seu potencial para a violência e para o amor.

ENCONTROS

O espetáculo marca a parceria criativa entre Felícia de Castro e o diretor Alê Casali. Ambos desenvolvem pesquisas em palhaçaria há 20 anos, transmitidas a centenas de artistas pelo país. Casali fala que como diretor trabalhou as técnicas de palhaçaria ligadas às técnicas psicofísicas de preparação energética e potência física. A respeito da obra, antecipa que o espetáculo “propõe uma experiência ativa, muito mais que um entretenimento”.

Em um processo coletivo de criação da obra, a concepção audiovisual de Nina La Croix compõe a dramaturgia, dialoga com a ação e explode camadas sensíveis do imaginário da cena. A cenografia criada pelo arquiteto e cenógrafo Erick Saboya para o espetáculo é uma instalação que convoca o público a um espaço sagrado da mulher e da palhaçaria.

O figurino desenhado pela Alessandra Santiago tece a obra, costurando os espaços entre a criança, a mulher, a deusa e a palhaça. Costura momentos de riso e lágrimas, de vida e morte. Já a iluminadora Mariana Terra concebeu uma luz sensorial e minimalista, capaz de acessar nas pessoas aspectos mais sutis e de provocar aconchego ao público.

Na trilha sonora, os cantores e compositores Ronei Jorge e Andrea Martins criaram camadas sonoras que intensificam as ações, os exageros físicos e as curvas emocionais, dialogando criativamente com um “set list” de referências populares, clássicas e pops que Felícia traz e brinca há anos em seus números e cursos.

Tudo Que Você Precisa É Amor propõe através da palhaçaria um olhar para a criança e para a mulher a partir das dores que foram provocadas nessa era patriarcal e que nos trouxe desequilíbrios graves enquanto humanidade. É um ato mágico que chama para uma reflexão/tomada de consciência que nos possibilita a reinvenção de nós mesmos.

A montagem tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, aprovado no Edital Setorial de Circo da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). A Multi Planejamento Cultural é a responsável pela produção executiva da projeto Tudo Que Você Precisa é Amor.
b1190f5b 8855 458a 9f72 5dc7c2fc96ca

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador. O crime ocorreu na Avenida...

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....
Fundação Jose Silveira

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta...

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da...