Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

SSP pode investigar deputada federal baiana que fez ensaio fotográfico com armas

Um ensaio fotográfico da deputada federal Dayane Pimentel (PSL) com o marido, o secretário municipal Alberto Pimentel, é mais um alvo de polêmica. O casal divulgou no Instagram há uma semana nove registros portanto armas de fogo. Eles defendem que “cidadãos de bem” tenham direito ao porte e posse de arma de fogo.

Screenshot 20190703 1920112 1

“A legítima defesa deve ser um direito nato. Vamos derrubar o desarmamento para alavancar a segurança humana. Arma para quem está preparado”, escreveu na época a deputada federal.

A situação chamou a atenção dos vereadores de Salvador, Carlos Muniz, José Trindade e Sidninho, que enviaram nesta quarta-feira (03/06) um requerimento ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, pedindo a instalação de uma representação criminal contra casal.

O Informe Baiano entrou em contato com a assessoria da SSP, que confirmou determinação para que a Polícia Civil “investigue o caso”. De acordo com a Pasta, “havendo irregularidade, as providências serão adotadas”.

Porém, Dayane Pimentel é deputada federal. O IB perguntou a SSP se a parlamentar poderia ser investigada sem autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão informou que o questionamento será apurado e analisado.

Screenshot 20190703 1919512

Nota da deputada federal Dayane Pimentel

A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL/BA) salienta que defende o direito à legítima defesa dos cidadãos de bem e, por isso, defende as iniciativas do Governo do Presidente Jair Bolsonaro que visam garantir, dadas as especificidades de cada caso, o direito ao porte e à posse de armas.

O direito à legítima defesa dos cidadãos, salienta a deputada, é uma base de sustentação da democracia. Este direito não deve ser confundido com política de segurança pública. A Professora Dayane Pimentel aponta que legítima defesa e segurança pública são pontos distintos, mas que podem e devem ser harmonizados.

A parlamentar ainda informa que, a respeito das fotos publicadas nas redes sociais, tratou-se exclusivamente de um ensaio fotográfico que serviu de base para enfatizar seu posicionamento em defesa ao porte e/ou à posse de armas para a legítima defesa de cidadãos de bem. Ressalta ainda que as armas utilizadas não estavam municiadas e que nenhum tiro foi disparado durante a realização da sessão de fotos.

Em relação à suposta representação à SSP-BA pela CMS, não há o que se falar em incitação de crime e/ou violência, vez que a postagem traduz um direito constitucional à liberdade de expressão, conforme dito acima, em apoio à política armamentista do Governo Jair Bolsonaro, quando o assunto estava sendo discutido no Congresso Nacional. Ademais, nas fotos não é evidenciado ou demonstrado nenhum tipo de violência ou ato criminoso.

O STF não extinguiu o foro privilegiado. Por Plácido Faria e Saulo Barros

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador. O crime ocorreu na Avenida...

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 14 votos a 1,...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....
Fundação Jose Silveira

LUTO EM MADRE DE DEUS: adolescente é morta em via pública

Uma adolescente foi assassinada na noite desta quarta-feira (24/04), na cidade de Madre de Deus, região metropolitana de Salvador....

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagarão menos nas futuras operações de crédito consignado....

Cresce número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto Com Orgulho, que mapeia pré-candidaturas LGBTI+ nas eleições municipais deste ano, divulgado nesta...

MP recomenda adoção de medidas para proteção de famílias atingidas pelas chuvas em Ilhéus

O Ministério Público estadual recomendou ontem, dia 23, ao Município de Ilhéus, à Vara de Infância e Juventude da...