SSP pode investigar deputada federal baiana que fez ensaio fotográfico com armas

Um ensaio fotográfico da deputada federal Dayane Pimentel (PSL) com o marido, o secretário municipal Alberto Pimentel, é mais um alvo de polêmica. O casal divulgou no Instagram há uma semana nove registros portanto armas de fogo. Eles defendem que “cidadãos de bem” tenham direito ao porte e posse de arma de fogo.

“A legítima defesa deve ser um direito nato. Vamos derrubar o desarmamento para alavancar a segurança humana. Arma para quem está preparado”, escreveu na época a deputada federal.

A situação chamou a atenção dos vereadores de Salvador, Carlos Muniz, José Trindade e Sidninho, que enviaram nesta quarta-feira (03/06) um requerimento ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, pedindo a instalação de uma representação criminal contra casal.

O Informe Baiano entrou em contato com a assessoria da SSP, que confirmou determinação para que a Polícia Civil “investigue o caso”. De acordo com a Pasta, “havendo irregularidade, as providências serão adotadas”.

Porém, Dayane Pimentel é deputada federal. O IB perguntou a SSP se a parlamentar poderia ser investigada sem autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). O órgão informou que o questionamento será apurado e analisado.

Nota da deputada federal Dayane Pimentel

A deputada federal Professora Dayane Pimentel (PSL/BA) salienta que defende o direito à legítima defesa dos cidadãos de bem e, por isso, defende as iniciativas do Governo do Presidente Jair Bolsonaro que visam garantir, dadas as especificidades de cada caso, o direito ao porte e à posse de armas.

O direito à legítima defesa dos cidadãos, salienta a deputada, é uma base de sustentação da democracia. Este direito não deve ser confundido com política de segurança pública. A Professora Dayane Pimentel aponta que legítima defesa e segurança pública são pontos distintos, mas que podem e devem ser harmonizados.

A parlamentar ainda informa que, a respeito das fotos publicadas nas redes sociais, tratou-se exclusivamente de um ensaio fotográfico que serviu de base para enfatizar seu posicionamento em defesa ao porte e/ou à posse de armas para a legítima defesa de cidadãos de bem. Ressalta ainda que as armas utilizadas não estavam municiadas e que nenhum tiro foi disparado durante a realização da sessão de fotos.

Em relação à suposta representação à SSP-BA pela CMS, não há o que se falar em incitação de crime e/ou violência, vez que a postagem traduz um direito constitucional à liberdade de expressão, conforme dito acima, em apoio à política armamentista do Governo Jair Bolsonaro, quando o assunto estava sendo discutido no Congresso Nacional. Ademais, nas fotos não é evidenciado ou demonstrado nenhum tipo de violência ou ato criminoso.

O STF não extinguiu o foro privilegiado. Por Plácido Faria e Saulo Barros

Homem é preso com mais de 100 porções de cocaína em Águas Claras

Policiais Militares do 22º Batalhão (BPM) prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas, além de apreenderam com ele cerca de 140 porções de...

CÂMERA DO CELULAR: PM desativa equipamento de monitoramento do tráfico em Dias D’Ávila

Policiais da 36ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) removeram um aparelho celular instalado como câmera de monitoramento em um poste de energia elétrica...
Fundação Jose Silveira

Homem é preso com mais de 100 porções de cocaína em Águas Claras

Policiais Militares do 22º Batalhão (BPM) prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas, além de apreenderam com ele...

Homem é preso com mais de 100 porções de cocaína em Águas Claras

Policiais Militares do 22º Batalhão (BPM) prenderam um homem suspeito de tráfico de drogas, além de apreenderam com ele...

CÂMERA DO CELULAR: PM desativa equipamento de monitoramento do tráfico em Dias D’Ávila

Policiais da 36ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) removeram um aparelho celular instalado como câmera de monitoramento em...

Isabela Suarez defende união do setor produtivo e critica falta de diálogo diante do tarifaço

A presidente da Associação Comercial da Bahia, Isabela Suarez, afirmou que as entidades empresariais precisam atuar de forma coesa...

MACONHAL: Operação em Curaçá destrói mais de 200 mil pés de droga

Uma ação conjunta das Polícias Militar e Federal resultou na destruição de cerca de 200 mil pés de maconha...