Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Primeiro Passo terá novas inscrições e reajuste no valor do auxílio

Foto: Valter Pontes

As famílias carentes de Salvador que possuem crianças até cinco anos de idade e que ainda não estão na escola ganharam uma boa notícia nesta segunda-feira (29): a ampliação do programa Primeiro Passo em número de beneficiários e no valor do auxílio. O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto em evento realizado no Parque da Cidade, no Itaigara. Estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito Bruno Reis e os secretários de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Rogéria Santos, e da Educação (Smed), Bruno Barral, dentre outras autoridades e população.

Com o novo decreto, assinado no local, o Primeiro Passo passa por três alterações. A primeira delas é o reajuste em 30% no valor do auxílio, que passa de R$50 para R$65 por criança, já em vigor a partir de agosto próximo. A segunda determinação é de que todas as 500 famílias que estão na lista de espera sejam incluídas automaticamente no programa. A terceira medida é de que sejam abertas novas inscrições para famílias interessadas, o que será informado em detalhes no endereço eletrônico www.primeiropasso.salvador.ba.gov.br.

Para o prefeito, o Primeiro Passo é um dos esforços feitos pela Prefeitura para a realização da universalização do acesso à creche e pré-escola. A ação, em conjunto com a construção de novas unidades de ensino e a implantação do programa Pé na Escola – de aquisição de vagas em creches privadas -, tem trazido resultados bastante positivos para a capital baiana.

“Estamos comemorando o resultado do último dado do IBGE de que a cidade possui 98,4% de oferta de vagas na pré-escola. Isso significa, tecnicamente, ter universalizado esse acesso (ao ensino) para crianças entre quatro e cinco anos. Além disso, somos a terceira maior cidade do Brasil em termos de vagas ofertadas em creche”, informou ACM Neto.

Ele ainda complementou que o principal objetivo é de que as crianças, incluindo as beneficiárias do Primeiro Passo, estejam matriculadas em uma unidade de ensino. “O programa é transitório. Nós queremos realmente que a criança frequente a sala de aula. Enquanto não houver a vaga, o benefício vai ajudar aos pais a pagar uma creche ou um cuidador”, afirmou o prefeito.

Alcance – Atualmente, são cerca de 20 mil famílias soteropolitanas beneficiadas com o Primeiro Passo, criado há mais de cinco anos e gerido pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A iniciativa envolve famílias cadastradas no Bolsa Família com crianças em idade de 0 a 5 anos que não estão estudando na rede pública ou conveniada de ensino.

De acordo com a secretária Rogéria Santos, o programa envolve um cuidado especial não apenas com as crianças, mas também com todos os familiares. Isso porque são realizadas ações programadas de saúde, assistência social e de educação durante a concessão do auxílio. “É a Prefeitura cuidando do cidadão desde os primeiros anos de vida e que contribui para erradicar a pobreza nessa faixa etária”, afirmou.

Cadastro – No evento, as famílias que estão na lista de espera já puderam iniciar o cadastro para adesão ao programa. Moradora do Residencial Ceasa e mãe de Taís, de 2 anos, Maria Valquíria dos Santos, 38 anos, era só expectativa para ingressar no programa. “Preciso bastante desse benefício. Onde moro não tem creche e pré-escola perto para colocar ela. Conheço pessoas que já recebem o benefício, vejo o quanto ajuda a eles e decidi me inscrever também”, afirmou esperançosa.

As famílias que estão na lista de espera devem ligar para o 156 conforme calendário abaixo, seguindo a ordem do final do NIS, para agendar o atendimento, por turno:

NIS (1) de 12/08 a 15/08

NIS (2) de 16/08 a 21/08

NIS (3) de 22/08 a 27/08

NIS (4) de 28/08 a 02/09

NIS (5) de 03/09 a 06/09

NIS (6) de 09/09 a 12/09

NIS (7) de 13/09 a 18/09

NIS (8) de 19/09 a 24/09

NIS (9) de 25/09 a 30/09

NIS (0) de 01/10 a 04/10

Gerente de cooperativa de crédito é investigada por furto

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, na quinta-feira (25/04), um mandado de busca e apreensão...

Deputado denuncia hospital em Santa Maria da Vitória que deveria ser inaugurado em 2022

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que nos últimos dias vem realizando uma série de denúncias sobre equipamentos públicos que não estão servindo...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Gerente de cooperativa de crédito é investigada por furto

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, na quinta-feira (25/04), um...
Fundação Jose Silveira

Gerente de cooperativa de crédito é investigada por furto

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, na quinta-feira (25/04), um...

Deputado denuncia hospital em Santa Maria da Vitória que deveria ser inaugurado em 2022

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL), que nos últimos dias vem realizando uma série de denúncias sobre equipamentos...

CRIMINOSOS ENCAPUZADOS: Jovem morto a tiros enquanto jogava sinuca em bar de Jardim Cajazeiras

Um jovem foi assassinado com disparos de arma de fogo na noite de quinta-feira (25/04), no bairro de Jardim...

No troca-troca partidário, pragmatismo eleitoral prevalece sobre ideologia

“Não precisa de dinheiro Pra se ouvir meu canto Eu sou canário do reino E canto em qualquer lugar” (Canário do Reino, de...