Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Brasil tem uma dívida tremenda com o nordeste”, diz prefeito de Madre de Deus em encontro sobre saneamento básico

Nesta segunda-feira (19/08), na União de Municípios da Bahia (UPB), no CAB, em Salvador, aconteceu a primeira audiência pública sobre o Marco Regulatório do Saneamento Básico, fora de Brasília. O evento organizado pela Câmara Federal contou com as presenças dos deputados federais Enrico Misasi, Mário Negromonte Júnior, Cacá Leão, Fernando Monteiro, Antônio Brito e Zé Neto, além dos estaduais Niltinho e Robinson Almeida, do secretário Sérgio Brito e de diversos prefeitos, a exemplo de Jeferson Andrade, de Madre de Deus.

“A Bahia é um estado muito carente na questão do saneamento básico. O Brasil tem uma dívida tremenda com o nordeste, uma região sofrida, que não recebe os mesmos investimentos do sul do Brasil. A mudança do Marco Legal e a escuta aqui no Nordeste, vão fazer com que saia uma lei mais igualitária e com mais possibilidades dos municípios nordestinos se adequarem”, opinou Jeferson Andrade.

Screenshot 20190820 090025 1

O gestor municipal, que é presidente do Consórcio Somar (Madre de Deus, Candeias e São Francisco do Conde), disse ainda ao Informe Baiano que o problema dos resíduos só será resolvido com união e de forma compartilhada.

Atualmente, 100 milhões de brasileiros não tem acesso a coleta de esgoto e 35 milhões não têm acesso ao abastecimento de água potável. No Nordeste, 73% da população não conta com coleta de esgoto e 26,8 % não tem abastecimento de água potável. A meta é a universalização do sistema em 2033.

“O Congresso Nacional tem trabalhado em duas perspectivas diferentes para mudar esta situação. Numa delas dando andamento às diretrizes do Marco Regulatório do Saneamento Básico e em outro eixo com os trabalhos da Frente Parlamentar Mista da Câmara dos Deputados e Senado Federal sobre o tema”, afirmou o presidente da Frente, deputado federal Enrico Misasi.

O Congresso Nacional, de acordo com o parlamentar, discutirá nesta semana uma nova lei para regulamentar a questão do saneamento básico. O Marco Regulatório está contido no PL 3261/19, apresentado por Tasso Jereissati (PSDB/CE) para substituir a MP 868/18, que perdeu a validade. O projeto seguiu para a Câmara dos Deputados. De acordo com Misasi, o Marco Regulatório vai permitir segurança jurídica e permitir o financiamento público e privado. “A meta é a universalização do sistema. O Plano Nacional de Saneamento tem como metas que em 2033 cerca de 98 % dos brasileiros tenham acesso ao abastecimento de água e 92 % tenham acesso ao saneamento”, acrescentou o parlamentar.

Os temas do encontro foram atrelados a questões como o desenvolvimento de projetos regionalizados, principalmente por meio de consórcios intermunicipais. De acordo com Luigi Longo, presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes, um dos principais fatores pra viabilizar o saneamento básicos é a regionalização. Ele afirma que isso é fundamental na medida em que há muitos municípios pequenos. “Noventa e cinco por cento dos municípios têm até 50.000 habitantes”, pontuou.

Frente na ALBA

O deputado estadual Niltinho (PP) começou a coletar hoje (19) assinaturas para criar na Assembleia Legislativa da Bahia a Frente Parlamentar de Resíduos Sólidos.

Screenshot 20190820 090014 1

“Esta Frente Parlamentar estará à frente das discussões sobre tecnologias e soluções regionais para a questão dos resíduos sólidos. Temos certeza que a formação de consórcios é uma importante alternativa para os municípios e estados ficarem mais fortes em discussões como essa, que envolvem sustentabilidade”, afirma Niltinho.

O parlamentar acredita que esta iniciativa dos municípios se associarem para criarem soluções finais para a destinação dos seus lixos tem o apoio do governador Rui Costa (PT). “Mentor do Consórcio Nordeste, Rui Costa aposta na regionalização”, frisou o parlamentar.

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas redes sociais. O diálogo, que...

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com o levantamento, realizado entre 22...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

BBB24: Equipe de Fernanda rebate críticas após acusações de racismo contra Davi

Após um comentário durante uma conversa com Pitel no Big Brother Brasil, Fernanda se tornou alvo de críticas nas...

Secretário André Curvello aponta aumento da aprovação da gestão de Jerônimo em Salvador

Pesquisa feita em Salvador pelo Instituto Paraná mostra o crescimento da aprovação do governo Jerônimo Rodrigues. De acordo com...

Homem desaparecido há 21 anos por causa de problemas financeiros é encontrado vivo

Um homem que desapareceu de Bilbao, na Espanha, há 21 anos, sem deixar pistas, foi encontrado vivo na cidade...

Homem é flagrado no Ferry Boat com motocicleta roubada

Equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) prenderam um homem com uma motocicleta roubada....