“Libera a bike aê!” é o título da petição eletrônica que será lançada no próximo domingo, dia 1/9, a partir das 8h na região do Dique do Tororó, durante a concentração para o passeio ciclístico mensal promovido pela Associação dos Bicicleteiros do Estado da Bahia (Asbeb). O objetivo é garantir acesso dos ciclistas e suas bicicletas no metrô de Salvador durante todos os dias da semana e sem restrição de horário. Atualmente a entrada só é permitida aos sábados, a partir das 14h, e nos domingos e feriados durante o horário de funcionamento do metrô.
Salvador possui mais de 220km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas cortando a cidade e, de acordo com a Asbeb, cerca de 20 mil pessoas utilizam a bicicleta diariamente seja como meio de locomoção para o trabalho ou como esporte/lazer.
Com a medida, eles buscam promover qualidade de vida e garantir a inclusão de novos usuários a um modal que é barato e não poluente. “A medida é importante porque vai incentivar a entrada de novos adeptos, seja os que buscam qualidade de vida ou aqueles que usam a bike como prática esportiva ou competição.”, destacou Gui Adolfo, coordenador da Associação. Os ciclistas reivindicam ainda a instalação de sanitários químicos nas ciclovias.