Quatro bons motivos para tomar um banho frio todos os dias

Sim, sabemos o quanto um bom banho quente pode ser relaxante. Mas será que é o mais indicado para a saúde? Alguns médicos e cientistas acreditam que deveria abrir mão do conforto e passar a desafiar-se diariamente a tomar uma ducha gelada… por mais aterrorizante que lhe possa parecer.

Uma série de estudos recentes, divulgados no site Trusted Body, revelam os benefícios do banho gelado para a saúde do organismo. Já que para se adaptar às baixas temperaturas, o corpo acaba por se fortalecer contra vários males.

Eis os quatro motivos principais para optar por um duche frio:

1. Fortalece o coração

Quando a água fria impacta no corpo, a sensação para quem não está acostumado é que o coração vai parar de bater. Mas o efeito no organismo é justamente o contrário: a água fria melhora a circulação sanguínea, produzindo mais oxigénio, hormonas e nutrientes no corpo.

Leia Também: Seis razões para tomar banho à noite (e não de manhã)

2. Aumenta a produção de ‘hormônio da atenção’

Quem toma um banho frio sente-se desperto e em estado de alerta por muitas horas. Isso acontece devido à produção do hormônio noradrenalina, que aumenta na exposição ao frio. O hormônio é capaz de diminuir dores no corpo, além de melhorar o humor e a concentração até ao fim do dia.

3. Melhora a imunidade

A noradrenalina também é capaz de aumentar o nível de glóbulos brancos, os grandes agentes defensores do corpo humano. Com o banho frio, tornam-se aptos para combater doenças e infecções, limpando células danificadas e fortalecendo as remanescentes.

4. Ajuda a emagrecer

A termogénese é um processo metabólico que faz com que o corpo queime calorias para produzir calor. Por causa dela, os banhos frios podem ser muito importantes para quem está de dieta. A prática é, inclusive, recomendável para quem deseja diminuir os índices de açúcar no sangue e de gordura ‘má’, responsável pela obesidade, do corpo.

Ultimas Noticias

Pedidos de refúgio no Brasil podem ser feitos apenas pela internet

O Ministério da Justiça e Segurança Pública recebe, a partir deste domingo (15), exclusivamente pela internet todos os pedidos de refúgio no Brasil. Os...

Personagens de desenhos e vampiros são parte das fantasias sexuais de...

Uma pesquisa feita pelo psicólogo e sexólogo Justin Lehmiller com 4 mil americanos revelou que 25% deles têm fantasias sexuais com personagens de desenhos animados...

Pesquisadores demonstram beneficios do lítio para idosos com Alzheimer

Pesquisa desenvolvida no Brasil, em colaboração com cientistas estadunidenses, avança no entendimento dos efeitos benéficos do lítio para idosos com Alzheimer, doença que causa...

Vaso sanitário de ouro é roubado durante exposição

A polícia investiga o roubo de uma obra de arte exposta no Palácio Blenheim, em Oxfordshire, na Inglaterra, na madrugada do último sábado (14/09/2019). A peça...
Publicidade