Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

“Licenciamento para instalação da ponte deveria ser mais criterioso”, diz Sanches

O deputado estadual Alan Sanches (DEM) disse hoje que a facilidade na obtenção de licenças prévias é um dos fatores que explicam a convocação feita pelo governo do estado para a licitação do projeto da ponte Salvador – Itaparica. “Em qualquer lugar do mundo, o licenciamento para instalação de um empreendimento desse porte demandaria análise mais criteriosa”, destaca Sanches. “Mas aqui quem libera a licença é o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), um órgão subordinado ao proponente do projeto”, ironiza.

Segundo Sanches, o Estudo de Impacto Ambiental realizado pelas empresas V&S e a portuguesa Nemus deixa claro que o governo do estado não teria capacidade técnica para mitigar a quantidade de impactos ambientais negativos que seriam causados pela obra. Seja como for, diz ele, “uma coisa é a licença prévia emitida pelo INEMA; outra coisa é uma licença para implantação do projeto, que só poderá ser dada após o cumprimento de uma série de condicionantes pelo governo do estado”.

De acordo com a Resolução 001/86 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), “o estudo de impacto ambiental deve ser realizado por equipe multidiscilinar habilitada, não dependente direta ou indiretamente do proponente do projeto”.

“Embora o projeto tenha obtido sinal verde das empresas contratadas a peso de ouro, a responsabilidade de cada membro dessa equipe multidisciplinar será avaliada em tempo hábil”, destaca Sanches, acrescentando que a conduta dolosa dos membros da equipe multidisciplinar poderá configurar o crime de falsidade ideológica, passível de pena de reclusão de 01 a 05 anos e multa se o documento for público, e reclusão de 01 a 03 anos e multa se o documento for particular.

“Qualquer leigo que tenha se debruçado sobre o Estudo de Impacto Ambiental apresentado percebe que o projeto da ponte Salvador – Itaparica não poderia nunca se autodenominar ambientalmente responsável”, enfatiza o deputado. “Um dos aspectos mais claros da negligência que está em curso é o fato de que poderão ocorrer desastres ambientais de intensa gravidade caso ocorram colisões de navios com os pilares da ponte”, aponta ainda Sanches, explicando que a Baía de Todos os Santos é rota de navios carregados de substâncias químicas altamente poluentes.

Para Sanches, “é inadmissível também que chineses, italianos, espanhóis e franceses já tenham conhecimento sobre detalhes técnicos do projeto e a população de Salvador, que será mais impactada, não tenha a menor noção sobre o empreendimento”.

Ainda segundo o deputado, as Unidades de Conservação situadas nas áreas de influência direta do empreendimento perderão estabilidade ecológica e áreas de preservação permanente (APP) vão sofrer cortes e aterros. Ele destaca também que as restingas e manguezais das áreas de influência serão atingidos pela supressão dos espécimes vegetais, além de ocasionar processos erosivos pela ausência da cobertura vegetal.

“Eu levaria muito tempo para enumerar a quantidade de impactos negativos desse projeto. Até mesmo as baleias jubarte, que se reproduzem entre julho e novembro nas águas da Baía de Todos os Santos, poderão ficar presas entre os pilares da ponte”.

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Vitória da Conquista cumpriram, nesta...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com cartões clonados ou roubados, não...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Operação desarticula grupo suspeito de lesar de pessoas em situação de vulnerabilidade

Equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de...

Cobranças indevidas estão entre maiores queixas de clientes bancários

As irregularidades relativas a cobranças indevidas, em duplicidade na fatura do cartão de crédito, compras não reconhecidas feitas com...

Petrobras irá distribuir R$ 21,95 bi em dividendos extraordinários

A Petrobras irá distribuir aos acionistas um total de R$ 21,95 bilhões, referente a 50% do valor avaliado para...

RESPOSTA RÁPIDA: polícia cerca Conceição do Coité, localiza assassino de mulher e é aplaudida pelo povo

O 16o Batalhão e a 15a Coorpin promoveram um grande cerco na cidade de Conceição do Coité com 10...