Google comemora 120 anos dos Jogos Olímpicos da era moderna

Em 1896, em Atenas, na Grécia, realizaram-se os Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. E para assinalar os 120 anos, a Google criou um Doodle alusivo a esse grande evento, que resultou da vontade do Barão de Coubertin, o homem que idealizou o renascimento das Olimpíadas da Grécia Antiga.

- publicidade -

Foram chamados de “Jogos Olímpicos de Verão de 1896”, mas ganharam o título de Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna e tiveram lugar em Atenas, na Grécia, naquele ano, entre os dias 6 e 15 de abril. A Google recorda-nos desse evento idealizado pelo Barão de Coubertin.

A Google recorda a efeméride, com um doodle que é publicado na página principal do motor de busca, nesta quarta-feira, dia 6 de abril, que assinala o arranque da mega competição.

Participaram nas primeiras Olimpíadas de Verão 241 atletas, masculinos, em representação de 14 países, nas modalidades de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, levantamento de peso, luta greco-romana, natação, tênis e tiro.

O evento realizou-se graças ao francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, o homem que idealizou o renascimento dos Jogos existentes na Grécia Antiga, mentor do movimento olímpico e fundador do Comitê Olímpico Internacional.

Para assinalar os 120 anos dos primeiros Jogos da era moderna, a Google criou um doodle alusivo à efeméride, com diversas imagens representativas das diferentes modalidades praticadas na competição de 1896.

O primeiro passo formal para a realização dos Primeiros Jogos Olímpicos da era moderna dá-se a 23 de junho de 1894, em Paris, num congresso internacional, onde Coubertin propõe que se recuperasse um evento desportivo internacional periódico, tal como sucedia na Grécia antiga.

Este congresso levou à criação do Comitê Olímpico Internacional, que teve como secretário-geral Pierre de Coubertin e Demetrius Vikelas como presidente.

Decidiu-se que a primeira edição dos Jogos Olímpicos da era moderna decorreriam na Grécia, sendo que a competição seria realizada de quatro em quatro anos: uma olimpíada.

A cerimônia de inauguração ocorreu numa segunda-feira de Páscoa, perante cem mil espectadores, com o Rei da Grécia, Jorge I, após a inauguração de uma estátua em homenagem ao ateniense George Averoff, na entrada do Estádio Panathinaiko, principal palco das competições e uma maravilha arquitetônica em mármore. Averoff foi o responsável pela restauração e modernização do estádio e financiador da organização do evento.

Depois destes Jogos, Vikelas abandonou o cargo de presidente do Comitê Olímpico, sendo substituído por Pierre de Coubertin. Apesar do sucesso dos primeiros Jogos da era moderna, aproximar-se-iam tempos de tormenta para o Movimento Olímpico. As edições seguintes da competição, em 1900 e 1904, não alcançaram a visibilidade da competição inicial.

Apenas nos Jogos Olímpicos de Verão de 1906 o quadro foi alterado. Aproveitando o facto de se completarem 10 anos desde o renascimento dos Jogos Olímpicos, a organização conseguiu dar à competição a relevância desejada e colocar o evento no trilho do sucesso definitivo, que hoje é reconhecido e irreversível.

Pierre de Coubertin abandonaria a presidência do Comitê depois dos Jogos Olímpicos de Verão de 1924, que decorreram precisamente em Paris. Manteve-se como presidente honorário até ao dia em que morre, em Genebra, na Suíça, a 2 de setembro de 1937.

Hoje, 120 anos depois das primeiras Olimpíadas da era moderna, recorda-se o evento e o seu criador, com um Google Doodle.

Os Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, serão a 31ª edição da Olimpíada moderna, sendo que três delas foram canceladas por causa das Guerras Mundiais (1916, 1940 e 1944).

Reviravolta na briga de Neymar com zagueiro: racismo ou homofobia?

Uma reviravolta na confusão entre Neymar e o espanhol Álvaro Gonzáles pode manchar ainda mais a imagem do jogador brasileiro. Nenhum meio de comunicação europeu conseguiu localizar...

Corinthians derrota Bahia por 3 a 2

Depois de três partidas consecutivas sem vencer, o Corinthians derrotou o Bahia por 3 a 2, nesta quarta-feira (16), na Neo Química Arena, em partida válida pela...