Casa do Carnaval terá entrada gratuita no próximo final de semana

A Casa do Carnaval da Bahia terá entrada gratuita entre os dias 27 a 29 de setembro, das 11h às 18h, durante o Festival da Primavera, evento promovido pela Prefeitura de Salvador. A iniciativa integra as ações do #VemProCentro da gestão municipal que estimula a ocupação do Centro Histórico de Salvador pela população.

Durante o período, visitantes poderão se aprofundar na história do Carnaval de Salvador e da Bahia de forma interativa e gratuita e aproveitar todo o material disposto nos quatro pavimentos do museu, que é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Dentre os conteúdos dispostos na Casa do Carnaval estão maquetes, roupas e instrumentos emprestados por artistas ícones da festa, fotos e documentos históricos e dois cinemas interativos, em que os visitantes podem aprender ritmos carnavalescos caracterizados e com a ajuda de monitores de dança.

O objetivo do museu é proporcionar ao visitante uma viagem visual e sensorial, relembrando transformações sociais e de formação da identidade baiana.

Compondo a história do Carnaval, materiais sobre a fundação do trio elétrico, além de obras importantes para a festa estão exibidos no local, como a influência de Orlando Tapajós, Irmãos Macêdo, Milton Moura, Riachão e Moraes Moreira.

Inaugurado em fevereiro de 2018, a Casa do Carnaval fica localizada no Centro Histórico da cidade, ao lado da Catedral Basílica e atrás da Coelba da Praça da Sé. Nos demais dias, o ingresso para acesso à Casa é disponibilizado por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

A curadoria do projeto é do artista, designer e cenógrafo Gringo Cardia, junto com o professor doutor em Cultura Contemporânea e vice-reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez, um dos maiores especialistas nos estudos sobre festa, e de um amplo grupo de artistas e pesquisadores, como Jonga Cunha e Bete Capinan, que também contribuíram para a criação do espaço.

 

Mutirão vai cadastrar pacientes com doenças crônicas para vacina contra Covid-19

Para facilitar o acesso das pessoas com doenças crônicas (comorbidades) às doses da vacina contra Covid-19 em Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará, nesta sexta-feira...

Ação na ilha de Paramana resulta em morte de líder da facção OP

Uma ação conjunta da 10ª Companhia Independente, Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) resultou, nesta...

Página no Instagram para auxiliará na busca por desaparecidos

Mais uma ferramenta para auxiliar na busca de pessoas desaparecidas está em funcionamento. A Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) criou o perfil @desaparecidospcba no aplicativo Instagram...

“Cachorro do Mato” é capturado dentro de residência na Boca da Mata; vídeos

Na tarde de quarta-feira (12), um Cachorro do Mato, espécie muito parecida com uma Raposa, foi capturada por agentes da Guarda Civil Municipal de Salvador, lotados no...