Senado pode votar proibição de prisão administrativa a PMs e bombeiros

O Senado pode votar esta semana um Projeto de Lei (PL) que extingue a prisão administrativa de policiais militares e bombeiros como punição para transgressões disciplinares. O projeto está na pauta de votações do plenário para a próxima terça-feira (10) e foi relatado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

O projeto propõe que essas corporações sejam regidas por um código de ética e disciplina, aprovado por lei estadual específica. Além disso, esse código de ética deve regulamentar o devido processo administrativo-disciplinar, definir as sanções disciplinares e vedar a restrição de liberdade.

O PL foi apresentado originalmente na Câmara, em 2014, pelo deputado Subtenente Gonzaga (PDT-MG) e pelo então deputado, hoje senador, Jorginho Mello (PL-SC). Na justificativa do projeto, os parlamentares afirmam que a Constituição de 1988, que encerrou o regime ditatorial, não contemplou policiais e bombeiros militares na garantia de direitos.

“A cidadania ainda não chegou para os policiais e bombeiros militares. Isto porque, a partir de decretos estaduais – flagrantemente inconstitucionais – mantêm-se a pena de prisão para punir faltas disciplinares, sem que seja necessário sequer o devido processo legal. Basta uma ordem verbal do superior hierárquico”, justificaram os parlamentares no PL.

Gurgacz acredita que o projeto valoriza o trabalho do policial, mantendo-os mais tempo em serviço. “Não é correto uma punição por algo simples, que acontece em quartéis, e tira a possibilidade de eles estarem atuando. Com isso, estamos atualizando essa lei, dando uma importância maior para os policiais militares e para os bombeiros”, disse o senador para a Agência Senado, quando o projeto foi apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça, em 2017.

O projeto foi aprovado na Câmara em outubro de 2015 e seguiu para o Senado. Depois de uma longa tramitação, ele foi incluído na ordem do dia do Senado.

“Alex do Arrocha” espancado e morto a pedradas por traficantes em Muniz Ferreira

Dois homens e uma mulher, suspeitos de envolvimento no homicídio de Alexsandro Neves dos Santos, ocorrido em Muniz Ferreira, foram presos, na segunda-feira (28/09), por investigadores da...

Operação da 66ª CIPM apreende 18 tabletes de maconha prensada em Feira

Cerca de 13 quilos de maconha foram apreendidos por equipes da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), na segunda-feira (28/09), em Feira de Santana. De acordo com...

Traficante se treme todo com presença da PM e acaba flagrado em Dias D’Ávila

Trezentas e vinte e quatro porções de maconha, arma e acessórios para o tráfico foram apreendidos, na tarde de segunda-feira (28/09), por policiais da 36ª Companhia Independente...

Assaltantes rendem caminhoneiro com carga de pescado e PRF localiza veículo em Candeias

Um caminhão-baú que transportava carga de pescados, avaliada em 100 mil reais, foi recuperado pela PRF na noite da última sexta-feira (25/09) na BR 324, trecho do...