Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

Plano Plurianual foi construído com a participação da sociedade nos 27 Territórios de Identidade

Em 2019, a participação de diversos setores da sociedade marcou a construção do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2020-2023 da Bahia, com a realização de Escutas Sociais nos 27 Territórios de Identidade. Referência para outros estados da federação, como Minas Gerais e Maranhão, o PPA da Bahia vem sendo construído de forma participativa desde 2007, sob a coordenação da Secretaria do Planejamento (Seplan).

No documento, já aprovado pela Assembleia Legislativa (Alba), constam as diretrizes, objetivos e metas da administração para o próximo quadriênio, com destaque para a área social, a exemplo da saúde, segurança pública e educação, além de ações integradas entre as secretarias de estado. De acordo com o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro, 74% do investimento executivo total para o próximo quadriênio, que é de R$ 89.734.982.731, são destinados aos programas de Educação, Saúde e Segurança Pública.

O secretário destaca ainda a forte participação popular na elaboração do plano. “Agrega toda a experiência iniciada em 2007, quando fizemos o primeiro PPA participativo e tem um maior grau de integração nos conceitos trabalhos e uma interligação dos compromissos”, afirma.

As Escutas Sociais foram realizadas por meio dos colegiados territoriais com a participação dos diversos setores organizados em suas regiões. Presente na plenária realizada no Território Bacia do Jacuípe, o representante da Missão Jesuíta e da Associação Comunitária Centro Assistencial da Criança e do Adolescente de Capim Grosso (CACACG), Padre Xavier Nichele, acredita que as políticas públicas devem partir da visão popular. Xavier ressalta ainda a importância da união entre povo e Estado, onde a população se sinta protegida e o Estado se sinta fiscalizado. “É preciso criar uma consciência popular, uma consciência participativa”, diz.

O PPA 2020-2023 da Bahia inovou ainda por ser um instrumento receptador das demais iniciativas de planejamento do Estado. Desse modo, a integração do PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) encontra-se ancorada no Programa de Governo Participativo (PGP), proposto pelo governo eleito em 2018, nas escutas sociais, no Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI), tendo como horizonte o ano de 2035, e no Plano Estratégico Organizacional (PEO) das Secretarias de Estado.

A consolidação da dimensão territorial, mantendo a regionalização baseada nos Territórios de Identidade e a participação social nas etapas de formulação, execução e monitoramento, são marcas do PPA da Bahia.

Reuniões setoriais

Para a elaboração do documento norteador das políticas púbicas estaduais para os próximos quatro anos, além dos planos estratégicos de todas as secretarias e das escutas sociais em todos os Territórios, a Secretaria do Planejamento (Seplan) realizou reuniões setoriais e mesas programáticas para cada um dos 16 eixos temáticos, com o envolvimento de cerca de 1,8 mil gestores e técnicos, além de ter realizado formação para 356 técnicos, capacitados na metodologia de elaboração do PPA, através das oficinas de formação.

Como resultado, a Seplan conseguiu uma redução significativa nos componentes, demonstrando maior integração das ações, compromissos e metas melhor elaboradas, possibilitando maior transparência e capacidade de gestão da ação pública.

O gerente regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Oeste da Bahia, Emerson Cardoso, vê a iniciativa como o fomento de políticas públicas descentralizadas. “Essa escuta sensível que o Governo do Estado nos proporciona é fundamental para que possamos direcionar políticas públicas mais assertivas que têm a ver com as nossas peculiaridades e a nossa realidade local”.

A Politica de Desenvolvimento Territorial é uma estratégia que objetiva a promoção do desenvolvimento territorial sustentável e solidário do Estado, contribuindo com a redução das desigualdades sociais, consolidando uma gestão pública democrática e participativa, com respaldo Lei Estadual nº 13.214 de 29/12/2014.

Território de Identidade é a unidade de planejamento do Estado da Bahia. São 27 territórios constituídos por agrupamentos identitários de municípios, formados por critérios sociais, culturais, econômicos e geográficos, reconhecidos pela sua população como o espaço historicamente construído, ao qual pertencem.

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) em...

A FILA ANDOU? Gracyanne é vista acompanhada e jovens em bar até cantam

O cantor Belo e sua ex-mulher Gracyanne Barbosa continuam sendo uns dos assuntos comentados das redes sociais. Um vídeo da musa fitness começou a...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Reconhecimento Facial auxilia na captura de dois homicidas no interior

Três criminosos foragidos da Justiça foram capturados, nesta quinta-feira (25), com auxílio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria...

A FILA ANDOU? Gracyanne é vista acompanhada e jovens em bar até cantam

O cantor Belo e sua ex-mulher Gracyanne Barbosa continuam sendo uns dos assuntos comentados das redes sociais. Um vídeo...

Candeias: Prefeitura convoca pescadores que recebem o auxílio defeso para a entrega de documentos

A Prefeitura Municipal de Candeias através das Secretárias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social e Agricultura, Pesca e Pecuária...

Professores da Bahia aprovam paralisação em protesto contra proposta de reajuste salarial

Professores da rede estadual de ensino da Bahia aprovaram uma paralisação para os próximos dias 29 e 30, conforme...