Devemos deixar os sapatos fora de casa? E lavar a roupa quando chegar?

Com a propagação do novo coronavírus à qual temos assistido nos últimos meses, já estamos cientes da importância de manter o devido distanciamento social, usar uma máscara protetora na rua e de lavar frequente e minuciosamente as mãos de modo para assim diminuir o risco de infecção. Contudo, como devemos lidar com os sapatos e a roupa que utilizamos?

Felizmente, e conforme um artigo publicado no site especializado Medical Daily, não existem provas científicas sustentadas de que o SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19, sobreviva no vestuário, o que significa que a probabilidade de contrair o vírus a partir da roupa é extremamente reduzida.

Como tal, não é necessário que mude imediatamente de roupa assim que chega em casa, sobretudo se praticou o tão recomendado distanciamento social.

Contudo, se trabalha em uma unidade de saúde, tal como num hospital ou clínica, onde estejam internados pacientes com Covid-19, então a agência governamental norte-americana Centro de Controle e de Prevenção de Doenças (CDC) recomenda que mude de vestuário e que o lave assim que entra em casa. Mas, alerta para que não sacuda a roupa, isto porque há uma possibilidade – ainda que reduzida – do vírus permanecer na atmosfera.

Devo deixar os meus sapatos para fora?

Um novo estudo realizado pelo CDC revelou que o novo coronavírus pode sobreviver na sola dos sapatos. Todavia, ainda não se sabe se essas gotículas são infecciosas.

Uma boa escolha é vaporizar algum tipo de desinfectante nos sapatos antes de entrar em casa. Ou deixá-los da porta para fora.

Últimas Noticias