Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Seis bairros e região do Centro de Salvador passam a ter medidas de restrição; confira lista

Pernambués, Saramandaia, Cabula VI, Resgate, Fazenda Coutos e Coutos, bem como trechos do Centro da cidade – Dois de Julho, Baixa dos Sapateiros, avenidas Joana Angélica e Sete de Setembro, Rua da Mangueira e Rua Carlos Gomes -, passarão por medidas mais restritivas regionalizadas e ações de proteção à vida a partir desta quinta-feira (2), pelo período inicial de sete dias.

O anúncio foi feito pelo prefeito ACM Neto, em coletiva virtual realizada nesta terça (30). Na ocasião, o prefeito informou o fim das restrições regionalizadas em Paripe, Fazenda Grande do Retiro, Engenho Velho de Brotas, Federação e Engenho Velho da Federação. O chefe do Executivo municipal também comunicou a prorrogação, por mais sete dias, das ações no Imbuí, São Cristóvão, Santa Cruz e região de Beiru/Tancredo Neves.

As medidas mais restritas são adotadas em locais que registram grande número de casos da Covid-19 e afrouxamento nos índices de isolamento social. O intuito é diminuir a taxa de transmissão da doença, aliviar a pressão sobre os leitos de UTI e preservar o máximo de vidas na cidade.

Segundo ACM Neto, a Prefeitura terá de retomar iniciativas regionalizadas em três áreas que apresentaram números preocupantes de pessoas infectadas pelo coronavírus. “É o caso de Pernambués. O local é o terceiro bairro de Salvador com maior número de casos da Covid, perdendo apenas para Brotas e Pituba, registrando total de 733 casos, sendo 613 nos últimos 30 dias e 198 em sete dias. Além disso, foram contabilizadas 15 solicitações de sepultamentos em cemitérios municipais. Dessa vez, as ações na região se estenderão para Saramandaia, que soma 35 casos – sendo 31 nos últimos 30 dias e sete em uma semana”, relatou o prefeito.

As medidas regionalizadas também voltarão a atender a poligonal do Cabula – que registra 593 casos doença -, tendo como foco o Cabula VI e Resgate. Isso porque o Cabula VI alcançou a marca de 113 casos de coronavírus, sendo 102 apenas nos últimos 30 dias e 27 em sete dias, além de dois sepultamentos. No Resgate são 55 casos, sendo 45 nos últimos 30 dias e 13 nos últimos sete dias.

O retorno de restrições mais rígidas também terá como alvo localidades do Centro da cidade. A região possui 491 casos da Covid-19, sendo 448 nos últimos 30 dias e 226 em sete dias, além de dois sepultamentos.

“Quando vi o número de casos nos últimos sete dias fiquei preocupado. Ontem (29), passei pela na Avenida Joana Angélica para ver o movimento. Havíamos alertado ambulantes e feirantes que eram necessários que eles respeitassem as regras de segurança, o que infelizmente não aconteceu. Por isso, teremos de suspender as atividades no local, inclusive fazendo interdição de trânsito com acesso apenas a moradores, mediante apresentação de comprovante”, afirmou o prefeito.

Subúrbio – Os esforços para conter a disseminação do coronavírus no Subúrbio Ferroviário continuam. Agora, os bairros alcançados serão Coutos e Fazenda Coutos. O segundo possui 195 casos da doença, sendo 145 nos últimos 30 dias e 57 em sete dias. Por lá, foram 22 sepultamentos contabilizados. Já Coutos tem 251 casos computados, sendo 215 nos últimos 30 dias e 51 nos últimos sete dias, além de 14 sepultamentos.

Regras – Em todos os locais com ações de isolamento mais rígidas, os comércios formal e informal devem permanecer fechados, independentemente do tamanho da área. Apenas atividades essenciais podem funcionar, a exemplos de supermercados, padarias, delicatessens, farmácias, açougues, estabelecimentos que utilizam o sistema de delivery (sem retirada no local) e serviços de saúde.

Além disso, os bairros recebem ações de proteção à vida, que envolvem distribuição de cestas básicas para trabalhadores informais e entidades sociais que atuam na região, e de máscaras de proteção para a comunidade. Também são oferecidos testes rápidos para detecção do coronavírus, medição de temperatura, higienização de ruas, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e assistência social através do Cras Itinerante.

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no Brasil. Com isso, continua proibida...

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do Departamento Especializado de Investigação e...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no...
Fundação Jose Silveira

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta sexta-feira (19/04) por manter a proibição aos cigarros eletrônicos no...

ACABOU A FESTA: Condenado por homicídio é preso em Micareta de Feira

Com mandado de prisão preventiva decretado pela Justiça, um homem foi preso por uma equipe de policiais infiltrados do...

DAVI PEGA AR! Campeão do BBB24 dispara após notícia de separação: “página de fofoca da miséria”

O campeão do BBB24 fez um live na noite desta sexta-feira (19/04) e apareceu visivelmente transtornado com a notícia...

Segurança Pública registra mais de 55 mil pessoas na primeira noite da Micareta de Feira

A primeira noite oficial da Micareta de Feira, na quinta-feira (18), foi marcada por uma intensa presença de foliões....