Alternativa para ansiedade: conheça 4 tipos de florais

Fotos: divulgação/ comunicativa.associados

A ansiedade é um estado emocional caracterizado por sentimentos de tensão, preocupação e pensamentos indesejados. Este tipo de queixa tem se tornado cada vez mais frequente com as mudanças na rotina e as incertezas provadas pela pandemia de Covid-19. A farmacêutica Rosana Amorim, da Singular Pharma, aponta os florais como uma alternativa natural para diminuir a ansiedade.

Os florais são essências vibracionais, extraídas das flores, que auxiliam na transformação de estados emocionais e mentais negativos em positivos. Rosana Amorim, farmacêutica especializada em homeopatia e terapeuta floral, explica que os mais tradicionais são os Florais de Bach. “Eles não são medicamentos, mas sim uma terapia natural que faz parte das Práticas Integrativas e Complementares de Saúde”, destaca a especialista.

As essências podem ser usadas em conjunto com medicamentos, pois não interferem em outros tratamentos, não tem efeitos colaterais ou contraindicações, podendo ser usados por todas as idades, inclusive em crianças, gestantes e idosos.

Autoconhecimento

O autoconhecimento é muito importante na hora de escolher um floral, segundo a farmacêutica. “Como esta terapia trata emoções, saber quais são seus medos ou limitações ajuda a entender qual o floral adequado a ser utilizado para o tratamento”, explica. Ao todo, são 39 essências que ajudam a equilibrar emoções diferentes, permitindo que o paciente faça parte do seu processo de cura e autoconhecimento.

Os florais podem ser tomados contendo a essência de uma única flor ou combinar até seis essências em uma única preparação, em forma de buquê de flores, conforme as emoções vivenciadas no momento. Essas combinações podem ser encontradas já prontas ou feitas sob encomenda em farmácias de manipulação. Geralmente, a preparação já vem diluída em água, e é administrada via oral quatro vezes ao dia, sendo quatro gotas por vez. Rosana Amorim recomenda a consulta a um terapeuta floral para orientação adequada do tipo de essência a ser usada.

Veja abaixo alguns dos principais florais recomendados para o combate da ansiedade:

Impatiens

Para pessoas impacientes, rápidas, que desejam que todas as coisas sejam feitas sem demora. Não toleram pessoas lentas e, frequentemente, preferem trabalhar e pensar sozinhas. É indicado para aqueles que tendem a querer que tudo se resolva na hora, imediatismo que traz ainda mais ansiedade no dia a dia.

Proporcionam um melhor relacionamento com as pessoas ao seu redor, ajuda a a ser mais paciente e descontraído em relação aos outros. Neste momento de quarentena e tantas incertezas, esse floral é um forte aliado para ajudar a superar este momento de forma calma, serena, harmônica.

Red Chestnut

Para pessoas que são muito preocupadas com outras pessoas, antecipando infortúnios que podem ocorrer a elas. Muitas vezes, param de se preocupar consigo mesmas. Indicado aqueles que sentem medo pelos seus entes queridos, imaginado que possam adquirir a doença ou morrer.

Rock Rose

Para aqueles que entram em pânico, sentem um medo apavorante do que está acontecendo, ficando paralisados nessa situação. Restaura a coragem e a paz interior para aqueles que estão vivenciando pânico, terror e até o medo da morte.

Walnut

Para aqueles que sentem sua energia diminuir ao ouvir os noticiários, sendo negativamente afetados, ou com dificuldade de se adaptar a rotina em quarentena. O floral vai auxiliar neste período de transição da vida com dificuldades de ajustamento.

Óleo de coco no cabelo? Fique a par dos benefícios

Não, por vezes não precisa de um produto inacessível para tratar do seu cabelo. Devido à sua capacidade de hidratar, nutrir e prevenir a perda de proteína,...

Prodetur Bahia conclui formação da rede de empreendedores da Baía de Todos-os-Santos

Uma live na noite desta quarta-feira (5) marcou o encerramento do Projeto Rede de Turismo da Baía de Todos-os-Santos (RBTS), que reúne mais de 200 empreendedores da...

Cursos de música do TCA abrem inscrições gratuitas para novas turmas em maio

No mês de maio, o Teatro Castro Alves (TCA) dá a largada de um novo ciclo dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. O maior...

Com auxílio emergencial, poupança volta a captar recursos em abril

Após três meses de retiradas líquidas, a aplicação financeira mais tradicional dos brasileiros voltou a captar recursos. Em março, os brasileiros depositaram R$ 3,84 bilhões a mais...