Unidade referência no tratamento de doenças do fígado é inaugurada em Salvador

Por Renata Preza
Fotos: Mateus Pereira

A primeira unidade de referência no tratamento de doenças do fígado no território baiano foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (24/07), no Engenho Velho de Brotas, em Salvador. Vinculada ao Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa (Cedap), a Unidade de Fígado recebeu R$ 1,1 milhão em investimentos e será focada no atendimento a pacientes com hepatites virais.

Representando o governador Rui Costa, o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, fez a entrega. “Essa unidade vai matriciar as policlínicas em todo o estado, já que gastrohepatologistas lotados nestas unidades estarão conectados a todo o tempo com esta unidade, por meio da telemedicina, contribuindo para a descentralização do atendimento das doenças hepáticas em todo o território”.

Com expectativa de atender 500 pacientes por semana, a Unidade de Fígado conta com salas de procedimentos e multidisciplinar, além de ultrassonografia, farmácia e consultórios. O diretor da unidade, o hepatologista Raimundo Paraná, afirmou que “se trata de um equipamento que veio para somar, de modo a reduzir as lacunas no serviço público para atender os pacientes com doença de fígado, uma doença de extrema prevalência, que atinge milhões de brasileiros”.

Além de usuários que sofrem com hepatites virais, o local receberá também pacientes com doenças hepáticas autoimunes; induzidas por drogas; nódulos; hepáticos; doenças hepáticas crônicas; e ainda fará atendimento a pacientes no pré e pós-operatório de transplante hepático. A Unidade de Fígado do Cedap fica na Rua do Travador, sem número, no Parque Solar Boa Vista.

Cedap

A diretora do Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa, Miralba Freira, destacou que “a Unidade de Fígado representa um grande avanço para o Cedap e para o crescimento do plano de atuação do Centro, assegurando a ampliação de atendimento para todas as hepatopatias”.

O Cedap atende sete mil pessoas em média por mês, mas possui 57 mil pacientes cadastrados em toda a Bahia. O Cedap é o centro de referência estadual para atendimento ambulatorial a Pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV), Hepatites virais, Infecções Sexualmente Transmissíveis e População Transgênero.

Bahia registra 1.809 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 1.809 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,6%) e 1.507 curados (+0,5%). Dos 297.805 casos confirmados desde o...

Testagem para Covid-19 nas escolas estaduais do subúrbio chega na reta final

A aplicação dos testes para o novo coronavírus nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador chega nos últimos dias, com a realização do procedimento pelos profissionais...

Rússia registrará segunda vacina contra covid-19 até 15 de outubro

A Rússia espera registrar uma segunda vacina em potencial contra a Covid-19 até o dia 15 de outubro, disse a agência de notícias TASS citando o órgão...

Estudo brasileiro aponta que covid-19 pode causar danos cerebrais

portal bioRxiv, que se dedica à publicação de artigos em modalidade preprint. São trabalhos que ainda não foram revisados por outros cientistas. Assim, o estudo ainda...