Projeto de Marta pede criação de Memorial Sobre a Escravidão em Salvador

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, a vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou um projeto de indicação (425/2020) ao prefeito ACM Neto para a criação do Memorial Sobre a Escravidão na capital baiana.

“Indico que promova o Memorial de Resistência à Escravidão, espaço a ser mantido pelo Poder Público municipal, por meio de parcerias ou recursos próprios, em que se promoverá a valorização do legado de resistência dos indivíduos negros africanos e seus descendentes afetados pela escravidão no Brasil, de maneira a promover o direito à verdade e à memória na cidade de Salvador”, diz o projeto.

Marta destaca que a escravidão afetou e vitimou milhares de pessoas neste País, e por causa dela, até hoje a sociedade sofre as consequências em centenas de mazelas sociais. Ainda conforme a edil, o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, do qual o Brasil faz parte, estabelece a relevância dos direitos à verdade e à memória como mecanismos de justiça.

“A maioria da população brasileira é descendente de pessoas escravizadas e essa história precisa ser marcada física e simbolicamente. Memoriais existem no mundo inteiro e são fundamentais para bloquear a ação do esquecimento. A população soteropolitana precisa saber quem foram seus descendentes, os nomes dos escravos, daqueles que lutaram pela liberdade, e quem foram seus algozes nesse trágico processo de nossa construção social”, declarou.

O projeto tem entre seus objetivos a urgência da promoção de transformações sociais e políticas, “bem como da reparação de graves violações de direitos humanos, por meio da justiça de transição”.

Segundo Marta, a importância do memorial encontra eco na maioria dos historiadores brasileiros porque é um consenso nos países democráticos, cujos princípios são de preservação da história. “Lembrar para não esquecer. Em Berlim, tem o Memorial aos Judeus Mortos da Europa, o memorial do Holocausto, e aqui no Brasil tem diversos memoriais menores, de recortes históricos. O Brasil precisa conta a história da maior parcela de sua população, a negra,que morreu por um sistema opressor, maquiavélico e que vitimou milhares de pessoas, identificando nomes e reverenciando essas pessoas”, acrescenta.

Lula sanciona com vetos projeto que enfraquece licenciamento ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (8) o projeto de lei que flexibiliza as regras de licenciamento ambiental no...

Fim de semana terá sol, variação de nuvens e possibilidade de chuvas isoladas no litoral da Bahia

O final de semana na Bahia será marcado por tempo estável, com predomínio de sol em grande parte do estado, segundo previsão do Instituto...
Fundação Jose Silveira

Lula sanciona com vetos projeto que enfraquece licenciamento ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (8) o projeto de lei que flexibiliza as...

Lula sanciona com vetos projeto que enfraquece licenciamento ambiental

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta sexta-feira (8) o projeto de lei que flexibiliza as...

Fim de semana terá sol, variação de nuvens e possibilidade de chuvas isoladas no litoral da Bahia

O final de semana na Bahia será marcado por tempo estável, com predomínio de sol em grande parte do...

DEPÓSITO DO CRIME: PM apreende mais de 80 kg de drogas em área de mata em Itabuna

Mais de 80 kg de drogas diversas foram encontrados em uma ação feita por policiais militares do 15º Batalhão...

Operação desarticula app do Comando Vermelho que lucrava R$ 1 milhão por mês

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta sexta-feira (8), a Operação Rota das Sombras para desarticular um...