“Privatização” da Embasa: deputado do PT diz que projeto do Governo é “impróprio”

Em entrevista ao Informe Baiano nesta terça (29), o deputado estadual Joseildo Ramos (PT), ficou irritado ao comentar o projeto do Governo que pretende “privatizar” a Embasa.

“A bancada do PT é contra. Nós somos contra. É impróprio. Nós estávamos discutindo isso com o sindicato e nossa posição é inequívoca”, esbravejou.

O objetivo do projeto do Governo do Estado é criar uma empresa chamada BahiaInvest. Um dos critérios seria entregar ações da Embasa, cerca de 25%, como garantia para novos investimentos. A garantia seria através de PPP – Parceria Público Privada.

Para os trabalhadores isso seria uma privatização. Já no entendimento do Governo, seria uma possibilidade de ampliação.

“Esse projeto quebra totalmente a Embasa. Existe um rombo de mais de R$1 bilhão. Chega a um bilhão e meio de reais. Esse rombo é entre isenção de impostos e créditos. Isso fortalece as empresas privadas e enfraquece as públicas. Nós somos contra qualquer venda. A empresa pública precisa ser fortalecida”, disse o coordenador geral do Sindae, Danillo Assunção.

Outro problema é a extinção da CERB – Companhia de Saneamento Rural, uma empresa mista, que é responsavel por fazer o trabalho de saneamento nos locais mais afastados.

“O motivo principal disso é porque nós ganhamos o dissídio coletivo na Justiça. Eles temem que outras categorias se mobilizem e façam o mesmo: reinvindiquem esse direito. É uma retaliação, na verdade”, finalizou Danillo.

O projeto deve ser votado na quarta (30).

Quase 4 toneladas de alimentos são distribuídas pelo PAA em São Sebastião do Passé

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), segue garantindo alimento na mesa das pessoas que mais precisam e renda para os agricultores baianos. Na segunda entrega do...

Bahia registra 5.253 novos casos de Covid-19 e mais 84 óbitos pela doença

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 5.253 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,5%) e 4.287 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (17)...

Eriksen usará desfibrilador após parada cardíaca em campo

O dinamarquês Christian Eriksen usará um cardioversor desfibrilador implantável (CDI) após desmaiar em campo por causa de uma parada cardíaca que sofreu durante a partida de estreia...

Em entrevista a Anderson Ninho, Marcelinho Guimarães diz que a Bahia precisa recuperar o tempo perdido

Investimentos na educação e projetos de geração de emprego e renda, além de pós-pandemia, foram os principais temas discutidos pelo ex-presidente tricolor Marcelinho Guimarães e o apresentador...