Mercados do Bonfim e das Flores reabrem atendendo a protocolos

Esta segunda-feira (14) foi de reabertura e adaptação para os permissionários e funcionários do Mercado Municipal do Bonfim e o das Flores, esse último situado no Dois de Julho. Ambos retomaram o funcionamento com base no decreto de número 32.815/20, que fixou o protocolo para evitar a disseminação da Covid-19.

“O Mercado do Bonfim está de portas abertas para o público. Na sexta-feira, realizamos, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a testagem dos permissionários e todos os testes tiveram resultado negativo. O Mercado do Bonfim, também conhecido como dos Arcos, está situado na Colina Sagrada, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Nesse momento de pandemia, o equipamento segue todos os protocolos de saúde, com orientação para comerciantes e visitantes”, conta Marcus Passos, titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).

O horário de funcionamento desses dois mercados municipais é de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h, exceto para bares e restaurantes, que seguem o protocolo desse segmento. O Mercado das Flores é famoso por comercializar arranjos de diversos tipos. Já o do Bonfim tem como principais produtos as roupas, objetos artesanais e demais lembranças da Bahia para os turistas que visitam a Colina Sagrada e o Caminho da Fé.

Regras – Antes da abertura dos mercados, todos os permissionários e funcionários foram submetidos a testes para a detecção da Covid-19. O protocolo setorial desses dois estabelecimentos determina que todos os funcionários e permissionários devem utilizar máscara e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. A temperatura dos permissionários, trabalhadores e clientes deve ser medida e aqueles que tiverem resultado igual ou superior a 37,5º precisam ser encaminhado para acompanhamento de saúde adequado.

Cada permissionário também deve disponibilizar álcool a 70% para uso dos funcionários e clientes. As filas precisam ser ordenadas, respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e o uso de máscara pelos clientes. Fica proibido o uso de bebedouros nesses locais e os banheiros devem dispor de pias com água, sabão, papel-toalha, lixeira com tampa e acionamento por pedal.

Também é obrigatório afixar os protocolos geral e setorial em local visível. Pessoas que fazem parte do grupo de risco devem ter atendimento prioritário para reduzir o tempo de permanência nesses estabelecimentos. Fica proibido experimentar ou testar os produtos dos mercados, devendo os provadores permanecer fechados. Além disso, cada boxe terá acesso de um cliente por vez e fica proibida a realização de eventos ou promoções que possam gerar aglomerações.

Confira o horário de funcionamento de outros mercados municipais:

* Mercado Popular: funcionamento de terça a sábado, das 6h às 14h; domingos e feriados, das 6h às 12h.
* NACS de Itapuã: de terça a sábado, das 7h às 15h; domingos e feriados, das 7h às 12h.
* Mercado Dois de Julho: de segunda a sábado, das 7h às 19h; domingos e feriados, das 7h às 14h.
* NACS de Periperi: de terça a sábado, das 7h às 17h; das 7h às 12h.
* Mercado de Cajazeiras: segunda a sábado, das 10h às 16h; fecha aos domingos.
* Mercado Modelo: segunda a sábado, das 10h às 16h; fecha aos domingos.
* Mercado Jardim Cruzeiro: terça e quarta, das 7h às 15h; de quinta a sábado, das 7h às 17h; segundas, domingos e feriados, das 7h às 12h.
* Os mercados de Itapuã e da Liberdade permanecem fechados.

Fotos: Bruno Concha/Secom

TCA em Casa divulga programação da última semana de outubro

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue em seu ‘TCA em Casa’. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e...

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...