Testagem para Covid-19 nas escolas estaduais do subúrbio chega na reta final

A aplicação dos testes para o novo coronavírus nas escolas estaduais do Subúrbio Ferroviário de Salvador chega nos últimos dias, com a realização do procedimento pelos profissionais de saúde até quinta-feira (24). Nesta segunda-feira (21), a testagem contemplou os estudantes, professores e funcionários do Colégio Estadual de Praia Grande e do Colégio Estadual Nelson Mandela, localizados no bairro de Periperi. A iniciativa integra a segunda etapa do projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, envolvendo 28 escolas localizadas na região.

O estudante Erik Santos, 20, 8º ano, foi cedo ao colégio onde estuda para fazer seu teste. “Esta iniciativa é muito importante para testarmos se estamos ou não contaminados, pois muita gente está morrendo de Covid-19. Fiz logo o teste, porque devo cuidar da minha saúde e dos familiares que moram comigo”, afirmou.

Quem também já foi testada para o novo Coronavírus foi a funcionária de apoio do colégio, Renilda Lopes. Para ela, a testagem é essencial neste momento. “É muito importante que os funcionários façam a testagem para que haja mais tranquilidade e segurança no ambiente de trabalho”, salientou. Para o vigilante Wailson dos Santos, que trabalha no Colégio Estadual Nelson Mandela, a testagem foi rápida e eficiente. “Acabei de fazer o meu teste e gostei muito do atendimento, pois não demorou e foi muito simples. Estou muito satisfeito”, revelou.

O coordenador de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim, fez uma avaliação do processo até o momento. “A comunidade escolar entendeu o chamado do Governo da Bahia e vem comparecendo às escolas envolvidas na testagem. Com isto, teremos uma amostra de como está acontecendo a contaminação pelo novo Coronavírus na população educacional, o que nos ajudará na tomada de decisão sobre a retomada, com maior segurança, do ano letivo, mesmo que a data ainda não tenha sido definida”, afirmou.

Confira o calendário atualizado:

– Nesta terça-feira (22), a testagem acontece no Colégio Estadual Professora Maria Anita, no bairro de Praia Grande e no Colégio Estadual Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Periperi.

– Na quarta-feira (23), será a vez do Colégio Estadual Lindenbergue Cardoso, localizado no bairro de Praia Grande e do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no bairro Fazenda Coutos.

– No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 24 de setembro.

Paciente internado com covid pode ter sintomas por meses, diz estudo

Mais da metade dos pacientes internados com covid-19 que receberam alta hospitalar ainda tiveram sintomas como falta de ar, fadiga, ansiedade e depressão por três meses após...

Mais de 6 mil exames de mamografia estão disponíveis na capital até novembro

Mais de 3,5 mil mamografias foram realizadas na capital baiana no mês de outubro, de um total de 10 mil disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado...

Bahia registra 881 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 881 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,3%) e 911 curados (+0,3%). Dos 336.232 casos confirmados desde o...

Saiba como cuidar da pele em cada fase da vida

Ao longo do dia, a nossa pele fica exposta à poluição, produtos de maquiagem e sujeira e, se a remoção dessas impurezas não for feita corretamente, a...