Programação da Osba em outubro terá lives com o BTCA

A programação da Orquestra Sinfônica da Bahia para o mês de outubro está variada e intensa. O mês já começa com a estreia de uma série de um dos três espetáculos frutos da colaboração OSBA e BTCA que fazem parte do projeto “Voltando aos Palcos”, do Teatro Castro Alves. Em outubro comemora-se o Dia das Crianças, sendo assim o projeto especial da Sinfônica da Bahia para o público infantil, o OSBACURI, vai ganhar uma versão adaptada para o meio digital, em vídeo, com participação do grupo Canela Fina. Também com a temática infantil, no OSBA TALKS o assessor institucional da orquestra, Rodrigo Figueiredo convida Carla Suzart e Kamile Levek do grupo Canela Fina para conversarem numa LIVE sobre o tema: Mediação Musical para Crianças, transmitida através do Instagram da OSBA. A programação conta ainda com atividades de extensão da OSBA, como CINECLUBE OSBA, OUVIR ESTRELAS e MASTERCLASSES públicas online da Academia Virtual da OSBA.

OSBA E BTCA: Depois do sucesso de “Um Concerto para o Guarda-Roupa”, em que o Teatro Castro Alves realizou um vídeo com seus dois corpos artísticos para homenagear artistas, profissionais e públicos das artes, a OSBA e BTCA voltam a se encontrar para novas criações no projeto “Voltando aos Palcos” do TCA. Serão realizadas em outubro, no formato de transmissão ao vivo no canal do YouTube do TCA (www.youtube.com/teatrocastroalvesoficial), os seguintes espetáculos: “ENTRE A MINHA MÃO E A SUA HÁ MAIS QUE UM ABRAÇO”, que acontecerá no dia 02/10, com os músicos da OSBA Eduardo Torres (Piano) e Mário Soares (Violino), além da criação e interpretação de Jai Bispo e Luiza Meireles, do Balé Teatro Castro Alves. Já no dia 16/10, será a vez do público conferir “CRIA”, com o Quarteto de Cordas da OSBA e criação e interpretação das bailarinas Dayana Brito e Mirela França. O último espetáculo de outubro será “PÉS A PÉS”, no dia 30/10. Todas as LIVES serão transmitidas diretamente da Sala do Coro do Teatro Castro Alves, sempre às sextas, às 20h.

- publicidade -

ABRAÇO DA OSBA: No dia 28 de outubro, a Orquestra Sinfônica da Bahia publica em suas redes sociais mais um vídeo do “Abraço da OSBA”, que desta vez prestará homenagem à cantora e compositora baiana Margareth Menezes que completa 58 anos em outubro. O vídeo musical traz músicos da OSBA interpretando um trecho de “Dandalunda”, composição de Carlinhos Brown, mas que foi gravada por Margareth Menezes e considerada a melhor música do carnaval de 2002, além de ter rendido à cantora um Troféu Dodô e Osmar, em 2003, de “Melhor Música” e de “Melhor Cantora do Carnaval Baiano”.

OSBA TALKS: No mês de outubro, o Assessor Institucional da OSBA, Rodrigo Figueiredo convida Carla Suzart e Kamile Levek do grupo Canela Fina para bater um papo sobre o tema: Mediação Musical para Crianças. A LIVE acontecerá no dia 14/10, às 19h, no perfil do Instagram da Orquestra Sinfônica da Bahia (@orquestrasinfonicadabahia).

OUVIR ESTRELAS: Unindo interesses multidisciplinares, a equipe de comunicação e do artístico se uniram para produzir mensalmente o mapa astral de compositores de música de concerto que fariam aniversário em cada mês. Trazendo aspectos da vida e obras desses músicos, o projeto aproxima o público do universo da música sinfônica com uma linguagem descontraída e ainda disponibiliza uma playlist no Spotify com as obras fundamentais desses compositores. Em outubro, o Ouvir Estrelas será sobre o francês Camille Saint-Saëns e o russo Dimitri Shostakovich. Os textos serão disponibilizados nas redes sociais da Orquestra Sinfônica da Bahia.

CAMERATAS DA OSBA: As Cameratas da OSBA, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Quarteto Novo, Bahia Cordas e Quadro Solar, segue com sua programação especial de quarentena com o “Cartografia Afetiva”, vídeo-relato que este mês relembra as apresentações da Camerata Quadro Solar, no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), no Garcia. O vídeo do “Café com as Cameratas #Drops” será com a música “El Gato Montés”, de Manuel Penella, interpretada pelo grupo Quarteto Novo. Os vídeos serão exibidos entre os dias 19 e 24 de outubro nas redes sociais da OSBA, do TCA, do CAPS e da Associação Atlética da Bahia.

MASTERCLASSES DA ACADEMIA VIRTUAL DA OSBA: Como parte das atividades da Academia Virtual da OSBA, a orquestra abre para o público em geral a participação nas Masterclasses sobre instrumentos, que serão realizadas online, através da plataforma ZOOM, com 80 vagas disponíveis por turma para alunos ouvintes. As aulas serão oferecidas pelos músicos da OSBA durante o mês de outubro e início de novembro, conforme indicado abaixo:

MADEIRAS (Inscrições de 13 a 17/10): 19/OUT, 20h – Masterclass Oboé com Gabriel Paes; 20/OUT, 20h – Masterclass Flauta com Lucas Robatto; 22/OUT, 18h – Masterclass Clarineta com Pedro Robatto e 22/OUT, 20h – Masterclass Fagote com Jean Marques.

METAIS E PERCUSSÃO (Inscrições de 19 a 23/10): 26/OUT, 18h – Masterclass Trompa com Dayanderson; 26/OUT, 20h – Masterclass Trompete com Heinz Schwebel; 27/OUT, 18h – Masterclass Trombone com Michele Girardi; 27/OUT, 20h – Masterclass Tuba com Renato Pinto; 28/OUT, 18h – Masterclass Percussão com Paulo Zorzetto

CORDAS (Inscrições de 26 a 30/10): 03/NOV, 18h – Masterclass Violino com Priscila Rato; 03/NOV, 20h – Masterclass Viola com Serghei Iurcik; 05/NOV, 18h – Masterclass Violoncelo com Thomaz Rodrigues; 05/NOV, 20h – Masterclass Viola com Gabriel Couto

CINECLUBE OSBA: Em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA, o Cineclube OSBA escolheu o documentário brasileiro “Torre das Donzelas (2018), de Susanna Lira, para a live debate do mês de outubro. O filme relata um grupo de mulheres revisitando sua história quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na penitenciária feminina de Tiradentes, em São Paulo, que ficou conhecida como Torre das Donzelas. Na versão virtual do cineclube, que acontece desde julho, cada um assiste a obra indicada em casa e a OSBA promove posteriormente um bate-papo acerca do filme. O link para assistir ao filme será divulgado nas redes sociais da orquestra no dia 13, ficando disponível até o dia da Live Debate, que acontece no dia 28 de outubro, às 19h, em conferência na plataforma Zoom. Este debate terá a presença de Flávia Tygel, compositora da trilha musical deste documentário; Guilherme Maia, professor e pesquisador em música para cinema e coordenador do LAF/UFBA; e Ygor Ghensev, violoncelista da OSBA e compositor de trilhas musicais para filmes.

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

PRF resgata pássaros silvestre e prende foragido da justiça pelo não pagamento de pensão alimentícia

Em apenas 20 minutos de fiscalização equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), registraram 2 ocorrências criminais, de natureza distinta. As ações aconteceram neste sábado (24) em trecho...

Duas espingardas e tablete de cocaína apreendidos em Dias D’Ávila.

Guarnições da 36ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Dias D'Ávila) apreenderam, na madrugada deste domingo (25), duas espingardas e meio tablete de cocaína. Os materiais ilícitos estavam com...

Sofá com cheiro de cachorro? Este método vai reduzir o odor indesejável

Se tem um cachorro que gosta de tirar um soninho no seu sofá, sabe que o odor que este deixa custa a desaparecer. Sejamos sinceros: podem ser...

Quatro alimentos que jamais deve comer no café da manhã

Um fato bastante conhecido remete à noção de que não é boa ideia beber sucos naturais de estômago vazio. Todavia, existem outros alimentos que jamais deve ingerir...