PT pede desculpas e diz que uso do termo “macaco” para se referir a policiais é inadmissível

Após o PT de Curaçá defender a servidora do Tribunal de Justiça da Bahia que chamou um policial militar de “macaco” e ainda afirmar que o uso da expressão fazia parte da cultura nordestina, a Executiva Estadual da legenda pediu desculpas e a postagem no Instagram foi removida. O caso foi denunciado pelo Informe Baiano na noite de quarta-feira (23/09) e repercutiu em todo país.

O vídeo que mostra o ato de injúria racial contra o militar também foi exibido em primeira mão pelo IB. A ocorrência aconteceu no Vale dos Lagos, em Salvador, no dia 16 de setembro, após a PM ser acionada ara verificar uma briga de casal. A acusada foi presa por injúria racial e agressão, pois também teria dado um tapa no rosto do policial. Veja abaixo a nota do PT na íntegra e também o flagrante.

“Nota do PT Bahia à Sociedade Baiana e ao Movimento Negro

O Partido dos Trabalhadores aproveita o momento para se pronunciar sobre a Nota do Presidente do PT de Curaçá, Júlio Cezar Lopes, sobre o episódio envolvendo a senhora Libânia Maria Dias Torres e sua condução em flagrante por resistência à abordagem policial e injúria racial.

Acreditamos que é inadmissível a lembrança do uso do termo “macaco” pelo cangaço para se referir a policiais e pistoleiros que o perseguiam. O termo sobrevive no linguajar popular do norte baiano e em outros estados do Nordeste, mas registra um período histórico que não se encaixa no contexto utilizado contra um policial negro no exercício do seu trabalho.

O PT Bahia, em nome de todos os seus militantes, reforça o pedido de desculpas à vítima da injúria racista e, também, ao conjunto do movimento negro, que cotidianamente combate o racismo na sociedade brasileira, assim como as mazelas provocadas pela desigualdade social.

É necessário denunciarmos que a estrutura racista da sociedade brasileira ainda provoca incongruências como o baixo percentual de condenações por injúria racial e racismo: quase 70% dos processos são vencidos pelos réus. O racismo desacredita as vítimas desde o momento da denúncia até a tramitação do processo, fazendo com que muitas vítimas desistam de ir a frente com a denúncia. Um dado que a militância do movimento negro expõe há anos e contra o qual precisamos lutar.

Aproveitamos para mais uma vez repudiar a injúria racial e a violência física denunciada pelo policial. Reafirmamos o nosso compromisso com o combate ao racismo, com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Contamos com que a justiça traga luz ao caso. A luta contra o racismo exige de todos nós compromisso para dar um fim às sequelas do passado colonial no país.

O PT é norteado pelos princípios de justiça e igualdade. A conduta de todos os filiados ao Partido dos Trabalhadores é disciplinada pelo nosso Estatuto. O PT da Bahia designará o caso supracitado às instâncias e aos órgãos partidários responsáveis pela a devida apuração”.

Chamar policial de macaco faz parte da cultura nordestina, diz PT de Curaça

TRAGÉDIA NA BR-242: Caminhão e carreta colidem e pegam fogo em Seabra; duas pessoas morrem carbonizadas

Dois homens morreram em um grave acidente entre uma carreta e um caminhão na manhã desta sexta-feira (04/07), na BR-242, trecho de Seabra, na...

Motta: decisão do STF sobre IOF está em sintonia com desejo da Câmara

Ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu os efeitos de decretos - do governo e do Congresso Nacional -...
Fundação Jose Silveira

TRAGÉDIA NA BR-242: Caminhão e carreta colidem e pegam fogo em Seabra; duas pessoas morrem carbonizadas

Dois homens morreram em um grave acidente entre uma carreta e um caminhão na manhã desta sexta-feira (04/07), na...
Fundação Jose Silveira

TRAGÉDIA NA BR-242: Caminhão e carreta colidem e pegam fogo em Seabra; duas pessoas morrem carbonizadas

Dois homens morreram em um grave acidente entre uma carreta e um caminhão na manhã desta sexta-feira (04/07), na...

Motta: decisão do STF sobre IOF está em sintonia com desejo da Câmara

Ao comentar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu os efeitos de decretos - do governo...

SECA NO SERTÃO E NO SISAL: Ex-prefeito acusa governo Jerônimo de não cumprir promessas

O ex-prefeito de Xique-xique, Reinaldinho Braga, criticou a falta de ações efetivas do Governo da Bahia diante da seca...

PORTO SEGURO: Prefeito Jânio Natal critica abandono do aeroporto

As constantes queixas sobre o Aeroporto de Porto Seguro levaram o Prefeito Jânio Natal a se manifestar publicamente sobre...