Nove em 10 pacientes curados da covid-19 apresentam efeitos colaterias

estavam sofrendo pelo menos um efeito colateral da doença, disse Kwon Jun-wook, autoridade da Agência de Prevenção e Controle de Doenças da Coreia (KDCA).

A fadiga foi o efeito colateral mais comum, registrado em 26,2% dos participantes da pesquisa, seguido pela dificuldade de concentração, que se manifestou em 24,6% das pessoas, disse Kwon.

Outros efeitos colaterais incluíram efeitos psicológicos ou mentais e perda do paladar ou do olfato.

Kim Shin-woo, professor de medicina interna da Escola de Medicina da Universidade Nacional Kyungpook em Daegu, buscou comentários de 5.762 pacientes recuperados na Coreia do Sul e 16,7% deles participaram da pesquisa, afirmou Kwon.

Embora a consulta tenha sido feita online por enquanto, o pesquisador-líder Kim publicará em breve o estudo com uma análise detalhada, disse ele.

A Coreia do Sul também está conduzindo para o próximo ano um estudo separado com cerca de 16 organizações médicas sobre complicações potenciais da doença por meio de uma análise detalhada envolvendo tomografias em pacientes recuperados, disse Kwon em coletiva de imprensa.

O país registrou 38 novas infecções até a meia-noite de segunda-feira (28), elevando a contagem nacional para 23.699 casos, com 407 mortes.

Hospital da Mulher e projeto ‘Tantinho de Esperança’ elevam autoestima de pacientes oncológicas

O cabelo é capaz de transformar a autoestima das mulheres como nenhum acessório consegue. Pensando nesse poder transformador, o Hospital da Mulher e o projeto solidário ‘Tantinho...

Mutações não estão aumentando velocidade de transmissão do coronavírus

O novo coronavírus está sofrendo mutação à medida que se espalha pelo mundo na pandemia, mas nenhuma das mutações atualmente documentadas parece torná-lo capaz de se proliferar...

Osba e Léo Santana participam da programação da Hemoba no Dia Nacional do Doador de Sangue

O cantor Léo Santana e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) se unem à campanha “Somos Todos do mesmo Sangue”, da Fundação Hemoba e mais 16 hemocentros...

Acabar com o tabu em torno do exame de próstata é o principal desafio do Novembro Azul

A conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata continua sendo a principal bandeira do mês dedicado a saúde do homem. Conhecido como Novembro Azul,...