Campanha Nacional de Multivacinação começa no dia 5 de outubro

O Ministério da Saúde lançou, nesta sexta-feira (2), a Campanha Nacional de Multivacinação, com foco na atualização das cadernetas infantis, especialmente para a prevenção da poliomielite e do sarampo. A campanha será realizada de 5 a 30 de outubro.

Cerca de 11,2 milhões de crianças de um ano a menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas contra a poliomielite. A meta do ministério é atingir, no mínimo, 95% desse público-alvo. Desde 1990, não há casos da doença no Brasil e o objetivo é manter essa marca.

A atualização da caderneta vacinal é para crianças a adolescentes menores de 15 anos que não tenham sido imunizados ou estejam com os esquemas incompletos de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.

Será lançada uma campanha publicitária nacional veiculada nos meios de comunicação no período de 5 a 30 de outubro para alertar sobre a necessidade de vacinar as crianças e os jovens.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o Brasil tem o maior programa público de imunização do mundo em quantitativo e área abrangida. E disse aos pais e à população que confiem nas vacinas e na importância da imunização contra doenças.

“É muito importante que a gente confie na vacina, confie que temos especialistas por trás disso tomando todos os cuidados, todas as precauções e, quando oferecemos uma vacina, a mãe e o pai têm que ter confiança para levar seu filho para tomar a vacina. Confie, porque são especialistas muito qualificados que estão assinando embaixo dessa vacina”, disse Eduardo Pazuello.

Unidades de saúde preparadas para a vacinação

Neste ano, o Zé Gotinha, personagem símbolo da campanha de vacinação, compareceu ao lançamento da campanha de multivacinação usando máscara como medida de prevenção à Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, os postos de vacinação da rede pública estão preparados para o trabalho de forma segura.

A orientação é para que apenas um familiar acompanhe a pessoa que vai ser vacinada. Que as vacinas sejam aplicadas em locais abertos e ventilados e seja feita a triagem de pessoas com problemas respiratórios antes da entrada nos locais de vacinação para evitar a propagação da Covid-19.

Caderneta atualizada

A moradora de São Luís (MA), Leiliane Frazão, é mãe do Joaquim, de 1 ano e 2 meses, e da Maria Alice, de 7 anos, e contou que se preocupa em manter as vacinas dos filhos sempre em dia. E disse que está sempre de olho nas datas para evitar atrasos.

“Hoje, a Maria Alice, com 7 anos, tem a caderneta dela completa. O Joaquim, por ter um ano, acompanhamos as datas que são anotadas na caderneta para nos organizarmos e levarmos ele para tomar as vacinas naquele período”, relatou.

“A vacina tem importância para todos, para as crianças que estão nesse período de desenvolvimento para que sejam evitados certos tipos de doenças. É importante levar as crianças para tomar as vacinas e manter o cartão em dia”, destacou Leiliane Frazão.

Vacina contra a Covid-19

Durante a coletiva de lançamento da Campanha Nacional de Multivacinação, o ministro Pazuello disse que o Governo trabalha para que a vacina para combater a Covid-19 seja a próxima a ser incluída no calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Trabalhamos muito para acrescentar nesse rol a vacina para combater a Covid-19. Essa é outra grande tarefa do SUS, do nosso programa de imunização, da Secretaria de Vigilância em Saúde. Em breve, vamos ter mais uma vacina aqui, talvez vários tipos, mas a vacina da Covid-19 vai estar liberada para que a gente possa vacinar nossa população também nesse programa”, afirmou.

Calor intenso e tempo seco acendem alerta para cuidados com a saúde do idoso

Em 2020, os índices indicam recordes de temperaturas elevadas no Brasil, revelando como um dos anos mais propensos a agravar problemas de saúde, que possuem relação direta...

Mais de 60% das crianças ainda não foram vacinadas contra a pólio

Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação, no dia 5 de outubro até hoje (26), apenas 35% das crianças (4 milhões) foram vacinadas contra a poliomielite....

Unidades móveis da Hemoba iniciam atendimento no Iguatemi e no Cabula na Força-Tarefa pela Solidariedade

Dando continuidade à Força-Tarefa pela Solidariedade, as unidades móveis da Hemoba estarão estacionadas no dia 27 e 28 de outubro, das 8h às 17h, no Corpo de...

Junta Médica do Detran-BA realiza live para discutir os impactos do câncer de mama em mulheres que pretendem dirigir

Para promover o Outubro Rosa, campanha de prevenção ao câncer de mama, a Junta Médica Especial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realiza nesta terça-feira (27), às...