Rio Paraguaçu terá carta de navegação

Desbravar as belezas do Rio Paraguaçu ficará mais fácil a partir de uma rota de navegação, que será implementada entre a localidade de Barra do Paraguaçu e o município de Cachoeira. Para viabilizar o projeto, o secretário de Turismo do Estado, Fausto Franco, assinou o protocolo de intenções neste sábado (3), que prevê uma rota náutica mais segura para os navegadores e também para aqueles que quiserem conhecer esta região cheia de belezas, história, cultura e tradição.

O secretário Fausto Franco explica que a iniciativa faz parte das ações do Prodetur Nacional Bahia que, além das obras estruturais, a exemplo da construção do terminal turístico de Cachoeira, visa também o desenvolvimento do Turismo Sustentável na Baía de Todos-os-Santos. “Nosso objetivo é a construção de uma rota navegável que permita chegar a Cachoeira com mais segurança, observando aspectos como condições de maré, profundidade e calados de embarcações”, afirma Fausto Franco.

Ele acrescenta que este estudo é muito importante, considerado a difícil navegabilidade do rio, principalmente para barcos de calado mais profundo, por causa do assoreamento do rio após a construção da Barragem de Pedra do Cavalo.

A navegação pelo Rio Paraguaçu até Cachoeira está prevista no projeto de roteirização náutica da Baía de Todos-os-Santos pelo Prodetur, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado.

Os dados levantados pelo estudo de georreferenciamento de latitudes e longitudes nas margens do rio, indicando a situação de profundidade e risco, serão imprescindíveis para facilitar a navegação. Com a apresentação cartográfica será traçado o trajeto geral da rota e as condições para seu uso correto.

Na oportunidade, José Raimundo Zacarias, da empresa Oceanus Náutica, fez uma palestra sobre a ‘Economia Náutica’, mostrando as diversas possibilidades do setor. Ele ressaltou que, além do turismo, tem as várias funções que o segmento agrega como a fabricação e manutenção de barcos, manutenção das marinas, atracadouros, serviços de aluguel das vagas para os barcos e toda a economia que gira ao entorno do setor. Ele acrescenta que o Estado tem um potencial náutico que não é utilizado, mas acredita que as obras do Prodetur contribuirão efetivamente para potencializar a economia náutica, sobretudo da Baía de Todos-os- Santos.

Rio Paraguaçu

Com 600 quilômetros de curso, o Rio Paraguaçu já foi a principal via de transporte e comunicação de toda a região. O rio nasce no município de Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, segue em direção norte pelos municípios de Ibicoara, Mucugê e Andaraí e muda de direção para oeste e leste, atravessando o município de Cachoeira e desembocando na Baía de Todos-os-Santos, entre Maragogipe e Saubara.

“É um rio de grande importância para o turismo, margeado por belezas naturais e um rico acervo arquitetônico”, diz o secretário Fausto Franco.

Prodetur Nacional Bahia

O Prodetur Nacional Bahia fará 12 intervenções náuticas e uma cultural, que é a recuperação do Museu Wanderley Pinho, beneficiando 18 municípios do entorno da Baía de Todos-os-Santos. O conjunto de obras compreender: a Marina de Itaparica, terminal turístico de Botelho, atracadouro e restaurante do Solar do Unhão, atracadouro do museu Wanderley Pinho, base náutica de Salinas da Margarida, terminal turístico de Cacha Pregos, Jaguaripe,Mutá, Bom Jesus dos passos e a base náutica da Marina da Penha. Ao todo, o Prodetur Nacional Bahia vai investir cera de R$ 400 milhões, incluindo ainda projetos sociais e de sinalização.

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...