Ciranda das Crianças, cooperativismo e frutos do mar no Rural Produtivo na TVE

Neste sábado (17), o Rural Produtivo da TVE falará sobre a ‘Ciranda das Crianças’, um projeto que busca estimular a igualdade de gênero e valores que fortaleçam a identidade camponesa na infância. O programa também vai abordar o cooperativismo, que alia o desenvolvimento social e econômico da inovadora cooperativa Repescar, que trabalha com mariscos na Ilha de Itaparica e faz entrega delivery. E por falar na Ilha, a receita da semana é com frutos do mar fresquinhos. A exibição é às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (19), às 6h30, e na quinta-feira (22), às 20h.

O projeto ‘Ciranda das Crianças’ desenvolve atividades como brincadeiras, cantigas e a contação de histórias envolvendo os temas de gênero, infância e convivência com semiárido. O Rural Produtivo conversou com os cirandeiros e cirandeiras do projeto que são moradores de comunidades rurais do semiárido baiano e cuidam do espaço infantil das atividades coletivas, utilizando metodologias lúdico-educativas para brincar com as crianças enquanto os pais participam de reuniões e oficinas de formação das associações e cooperativas da agricultura familiar.

O programa ainda vai falar do cooperativismo. O modelo de negócio tem quatro objetivos centrais: solidariedade, ajuda mútua, participação democrática e responsabilidade compartilhada sob a associação. É com essa linha que o modelo de negócio tem jogado papel fundamental na economia brasileira, representando quase 50% do produto interno bruto (PIB) agrícola do país.

Na Bahia, as cooperativas da agricultura familiar fortalecem as inúmeras cadeias produtivas do estado. A estratégia dos agricultores familiares é unir esforços e compartilhar vitórias na venda de produtos, compra de insumos e capacitação coletiva.

A equipe do programa foi até a Ilha de Itaparica, na comunidade de Vera Cruz, conhecer a Cooperativa dos Pescadores e Marisqueiros de Vera Cruz – Repescar. A cooperativa produz cerca de três toneladas por mês e segue atendendo à demanda de restaurantes da alta gastronomia de Salvador e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A cooperativa aderiu à entrega delivery como estratégia de venda de mariscos catados, como caranguejo, siri, chumbinho, aratu e ostra, polpa de peixe, e petiscos artesanais, como coxinha de bacalhau e de peguari e bolinho de siri e camarão.

E ainda tem uma receita simples e original, direto do mar. Com os mariscos sarnambi e vôngoles, alho, vinho branco, limão, curry, leite de coco e cheiro verde.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O programa pode ser assistido também por meio do site da TVE, do Youtube e do Facebook.

Museu Geológico da Bahia realiza 22ª edição da Semana da Criança

A 22ª edição da Semana da Criança, evento anual promovido pelo Museu Geológico da Bahia (MGB), que ocorre entre os dias 26 e 28 outubro, terá programação...

Secult lança prêmio para Pontos de Cultura pelo Programa Aldir Blanc Bahia

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult) lança, nesta quarta-feira (21), mais um edital do Programa...

“Tomo sempre banho antes e depois de transar”, diz Xuxa

Xuxa Meneghel revelou no livro “Memórias”, lançado em setembro, que ainda sofre com os traumas por causa dos abusos sexuais que sofreu quando era criança. As informações...

Salvador ganha destaque em final latino-americana de game musical

Salvador será destaque durante a transmissão da final latino-americana do game musical Just Dance M.A.C Challenge 2020. A capital baiana, eleita pela segunda vez pela Unesco como...