Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Governo do Estado da Bahia

TCA em Casa divulga programação da última semana de outubro

Fechando o mês de outubro, o Teatro Castro Alves (TCA) segue em seu ‘TCA em Casa’. A agenda online mantém as atividades de difusão da arte e dá acesso a produtos artísticos, atividades de formação e qualificação, bem como resgata memórias e compartilha informações. Destaque para a abertura das inscrições da 3ª edição dos Cursos de Música do TCA na Quarentena e mais uma edição do ‘Voltando aos Palcos’ com o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

A cantora Ayá teria feito o show ‘PRÉ TRÁ TRÁ’, acompanhada de quarteto de cordas com integrantes do Neojiba, no primeiro semestre deste ano, na Sala do Coro do TCA. Com a suspensão da programação, a apresentação ocorrerá futuramente, mas a ‘Terça da Música’, em sua versão digital, adianta um gosto do trabalho, exibindo videoclipe da música ‘Melanina’, no dia 27 de outubro (terça-feira), ao meio-dia, no canal do YouTube do TCA.

A cada 15 dias, o BTCA e a Osba estreiam um novo espetáculo dentro do projeto ‘Voltando aos Palcos’, que marca o primeiro passo na retomada do uso dos palcos do TCA. ‘Pés a Pés’, terceira montagem desta série, homenageia os griôs tropicalistas numa coreografia dos dançarinos Jai Bispo e Paullo Fonseca, acompanhados de quinteto de cordas da Osba: José Fernandes e João Campos (violinos), Thiago Neres (viola), Luiz Daniel Sales (violoncelo) e Gabriel Couto (contrabaixo).

Na abertura do programa do dia, pílula cênica será protagonizada pela dançarina Dina Tourinho, ao som do violino de José Fernandes. A obra inédita terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do TCA e na TVE Bahia, no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h40.

BTCA

As tradicionais aulas abertas da companhia oficial de dança seguem na virtualidade. Ministradas pelos dançarinos da companhia, há turmas de Balé Clássico, Pilates e Dança Contemporânea, de segunda a quinta, sempre às 14h30, voltadas a pequenos grupos de pessoas com experiência intermediária ou avançada em dança.

Nesta semana, no dia 29, uma aula especial de Profilaxia do Movimento será com a professora convidada Márcia Pinheiro, dançarina e coreógrafa, formada pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, primeira bailarina do Ballet Jovem do Estado da Guanabara de 1969 a 1973, e que já ministrou aulas na Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Escola de Danças Maria Olenewa, no Corpo de Baile das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, na Companhia Deborah Colker e Centro de Dança Deborah Colker. Para completar, o ‘BTCA Movimenta Home Office’ mantém sua prática de alongamento semanal, nas segundas, às 19h.

Osba

A programação da Osba em seu ‘#OSBAFLIX – Especial Quarentena’, uma série de conteúdos que levam sua música e experiência para a internet, apresenta duas ações no dia 28 (quarta-feira), data em que será publicado, em suas redes sociais, mais um vídeo do ‘Abraço da Osba’, que desta vez prestará homenagem à cantora e compositora baiana Margareth Menezes, que completa 58 anos neste mês. O vídeo musical traz músicos da Osba interpretando um trecho de ‘Dandalunda’, composição de Carlinhos Brown, mas que se tornou sucesso na voz de Margareth.

E, às 19h, em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), o ‘Cineclube Osba’ debate o documentário brasileiro ‘Torre das Donzelas’ (2018), de Susanna Lira. O bate-papo terá a presença da própria diretora, ao lado de Flávia Tygel, compositora da trilha musical do filme; Guilherme Maia, professor e pesquisador em música para cinema e coordenador do LAF; e Ygor Ghensev, violoncelista da Osba e compositor de trilhas musicais para filmes.

A Academia Virtual da Osba, que teve início em setembro com 84 alunos de todo o Brasil, realiza masterclasses sobre instrumentos abertas ao público nos meses de outubro e novembro. Serão oferecidas 80 vagas gratuitas para cada instrumento, com aulas realizadas pelos músicos da Osba, via plataforma de videoconferência Zoom. É necessária a inscrição prévia.

Cursos de música

Diante dos protocolos de segurança impostos pela pandemia da Covid-19, o TCA transferiu para o ambiente digital os seus cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. Desde maio, duas edições foram realizadas, atendendo mais de 500 pessoas de diversas cidades da Bahia e do Brasil. Agora, será aberta uma nova temporada de ensino a distância para interessados em adentrar neste mundo – não é necessário conhecimento prévio. O propósito é justamente de introdução à apreciação musical e à prática de instrumento.

São oferecidas três turmas, com duas aulas semanais cada, totalizando 185 vagas: ‘A linguagem musical da orquestra sinfônica’, com Alexandre Loureiro, às segundas e quartas-feiras, das 16h às 17h30; ‘Grandes compositores da música clássica’, com Karina Martins Seixas, às terças e quintas-feiras, das 10h às 11h30; e ‘Iniciação a flauta doce’, com Uibitu Smetak, às quartas e sextas-feiras, também das 10h às 11h30 – os três professores são músicos vinculados à Osba.

Promovidos em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado (Funceb), os cursos têm encontros ao vivo, através da plataforma Zoom. A trajetória terá duração de um mês, com aulas realizadas no período de 16 de novembro a 18 de dezembro. Os interessados devem garantir vaga, por ordem de inscrição, entre os dias 26 e 30 de outubro (até 19h), por meio de preenchimento de formulário disponível no site do TCA.

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de abril, respectivamente, para aproveitar o...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM e um dos suspeitos foi...

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...
Fundação Jose Silveira

Sefaz-BA alerta para reta final para desconto de 8% no IPVA das placas de finais 3 e 4

Os proprietários de veículos com placas de finais 3 e 4 têm até os dias 29 e 30 de...

Confronto e morte em Valéria

No final da tarde deste domingo (28/04), um grupo de criminosos trocou tiros com policiais militares da 31ª CIPM...

Seis alimentos que ajudam a controlar o açúcar no sangue

Manter os níveis de açúcar no sangue sob controle é essencial para a saúde de todos, especialmente para pessoas...

Ex-prefeito de Caculé passa mal durante evento político e não resiste

Faleceu neste domingo (28/04), aos 85 anos, o ex-prefeito de Caculé por dois mandatos, Vitor Hugo Figueiredo dos Santos....