Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

Para reitor da Zumbi dos Palmares, caso Carrefour é exemplo de racismo estrutural

Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares e membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Evaristo Arns, José Vicente disse que o assassinato de João Alberto na unidade do Carrefour de Porto Alegre é mais um exemplo do racismo estrutural que existe no Brasil. Na opinião dele, o problema ficou claro pelo posicionamento inicial da rede de supermercados e pela declaração do vice-presidente da república Hamilton Mourão.

“É esse racismo estrutural que precisamos compreender e que se manifesta em cima de boas intenção, de voluntarismo e em cima da negação também. As notas de repúdio sempre dizem ‘não tenho nada a ver com isso, quem tem a ver com isso é o sujeito que está lá na ponta e por isso foi demitido. Desculpa e até a próxima’.”

Para o reitor, as instituições brasileiras precisam fazer cumprir a lei. “Racismo é crime inafiançável e prescritivo. Mas quantos racistas estão atrás das grades? Nenhum. Difícil combater se a lei não for cumprida. Temos Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Federal, AGU (Advocacia-Geral da União), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)…. Todos têm que mostrar serviço. Só assim começaremos a combater o racismo.”

Na quinta-feira, 19, João Alberto, homem negro de 40 anos, foi espancado e morto por dois seguranças do Carrefour, em Porto Alegre. José Vicente pede que não só os seguranças sejam punidos.

“Colocam a culpa apenas no segurança, ou também na vítima: dizem que reagiu ou insultou os seguranças e por isso foi esmurrado até a morte. Empresas e investidores, conselho de administração, os líderes dessas empresas e órgãos que fiscalizam essas empresas. Todos têm que ser responsabilizados. A empresa de segurança tem que ir para o banco dos réus. O crime de racismo não pode ficar só no segurança. A cadeia é vertical e por isso acontece e se repete”.

O primeiro passo para acabar com esse tipo de crime, para José Vicente, é acabar com as salas de segurança. “Extingam essas salas. Que o segurança fique dentro da sala da gerência, da diretoria. Porque se for agredir uma pessoa o gerente vai junto para impedir.”

Sobre o vice-presidente, o reitor disse que a tentativa de negar o racismo é “um método de desqualificar, desconstruir e diminuir a realidade para fazer prevalecer o discurso de seu interesse. Só ele olhar pela janela que vai ver como está o País e o mundo e tirar conclusão se existe ou não. Padece de esclarecimento.”

A primeira nota divulgada pelo Carrefour lamentava o ocorrido informava que a empresa “adotará as medidas cabíveis para responsabilizar os envolvidos neste ato criminoso. Também romperá o contrato com a empresa que responde pelos seguranças que cometeram a agressão. O funcionário que estava no comando da loja no momento do incidente será desligado. Em respeito à vítima, a loja será fechada. Entraremos em contato com a família do senhor João Alberto para dar o suporte necessário.”

Horas depois a rede de supermercados soltou outra nota dizendo que o faturamento da sexta-feira seria revertido para projetos de combate ao racismo no país. E também que todas as lojas do grupo abririam duas horas mais tarde neste sábado “para que neste tempo possamos reforçar o cumprimento das normas de atuação exigidas pela empresa a seus funcionários e empresas terceirizadas de segurança.”

O CEO global do Carrefour, o francês Alexandre Bompard, afirmou na sesta sexta-feira que a empresa “não compactua com racismo e violência” e que pediu ao Grupo Carrefour Brasil que “seja realizada uma revisão completa das ações de treinamento dos colaboradores e de terceiros no que diz respeito à segurança, respeito à diversidade e dos valores de respeito e repúdio à intolerância”.

Em uma série de mensagens em português em sua conta no Twitter, o executivo afirmou que as imagens que mostram seguranças do Carrefour espancando até a morte João Alberto Silveira Freitas em Porto Alegre “são insuportáveis”.

Drogas sintéticas são apreendidas durante operação nacional em Feira de Santana

Drogas sintéticas e maconha kush que seriam distribuídas em festas privadas em bairros nobres de Feira de Santana foram apreendidas por policiais do Departamento...

Randerson Leal propõe construção de pista de atletismo

O vereador Randerson Leal (Podemos) apresentou na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação n° 44/2024, que solicita à Prefeitura de Salvador a...
Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu

Drogas sintéticas são apreendidas durante operação nacional em Feira de Santana

Drogas sintéticas e maconha kush que seriam distribuídas em festas privadas em bairros nobres de Feira de Santana foram...
Prefeitura Luis Eduardo Magalhães

Drogas sintéticas são apreendidas durante operação nacional em Feira de Santana

Drogas sintéticas e maconha kush que seriam distribuídas em festas privadas em bairros nobres de Feira de Santana foram...

Randerson Leal propõe construção de pista de atletismo

O vereador Randerson Leal (Podemos) apresentou na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação n° 44/2024, que solicita...

Em evento sobre cidades inteligentes, Ana Paula destaca desenvolvimento humano e inclusivo de Salvador

A vice- prefeita e secretária de saúde Ana Paula Matos, participou, nesta quinta-feira (18) da primeira edição do Conected...

ESTUPRADOR: Homem é acusado de abusar enteada de 13 anos em Itapetinga

Um homem suspeito de estuprar a enteada de 13 anos desde que ela tinha 8 anos, está sendo procurado...