Após o escândalo motivado pela Operação Faroeste que resultou no afastamento cautelar, por 180 dias, do ex-secretário Maurício Telles Barbosa, o governador Rui Costa (PT) promove uma grande mudança na estrutura da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Porém, nomes antigos retornam ao comando das instituições.
O novo secretário é o juiz federal aposentado de Sergipe, o baiano Ricardo Cesar Mandarino Barreto, que já foi delegado da PC baiana. Ex-delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge será o sub-secretário. A expectativa ainda é que o ex-comandante da PM, coronel Nilton Mascarenhas, ocupe a chefia de Gabinete, mas Rui não fez o anúncio.
A nova chefe da Polícia Civil será a delegada Heloísa Campos Brito, que atualmente estava no comando da Academia da Polícia Civil da Bahia. Ela é a primeira mulher na história a comandar a instituição.
Na PM, a expectativa seria o anúncio do coronel Paulo Coutinho no comando-geral e seu subcomandante, o coronel Nilton Machado. Mas o anúncio não foi feito. Com isso, o coronel Anselmo Brandão continua no comando da PM.