PT decide apoiar Baleia Rossi e candidato de Rodrigo Maia é favorito para presidir Câmara Federal

A bancada petista na Câmara Federal decidiu nesta segunda-feira (04/01), por 27 votos a 23, apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB) à presidência da Casa Legislativa contra o candidato de Jair Bolsonaro, o líder do PP e do Centrão, deputado Arthur Lira (PP).

Em nota, o PT diz que a aliança é “necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados” e que “se dá exclusivamente em torno da eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, não se estendendo a qualquer outro tipo de entendimento, muito menos às eleições presidenciais”.

A eleição, com voto secreto, deve ocorrer no início de fevereiro, na manhã do dia 2, que é a data limite, segundo regimento interno. A votação marca o início da sessão legislativa.

Baleia Rossi já tem apoio de outros partidos de oposição, como PSB, PDT e PCdoB. O PT, no entanto, tem a maior bancada da Câmara, com 54 deputados. Entre os principais partidos de oposição, apenas o PSOL ainda não anunciou apoio ou candidatura. Ele foi escolhido pelo bloco capitaneado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), que tenta emplacar um sucessor. As 11 legendas – PT (52), PSL (36), MDB (34), PSDB (33), PSB (30), DEM (28), PDT (27), PCdoB (9), Cidadania (7), PV (4) e Rede (1) -somam 261 parlamentares. A votação para presidente da Câmara é secreta e portanto, as possibilidades de votos divergentes dentro dos partidos são grandes.

Já a bancada que apoia Arthur Lira tem 181 parlamentares e é composto pelos partidos PL (43), PP (40), PSD (35), Republicanos (31), Solidariedade (13), PROS (10), PSC (9), Avante (8) e Patriota (6). O PTB, que tem 10 deputados, também deve se unir ao grupo de Lira.

Os partidos Podemos (10 deputados), PSOL (10) e o Novo (8) ainda não anunciaram oficialmente apoio a nenhum dos dois candidatos.

Campeonato Inglês: Com gol de David Luiz, Arsenal vence Leicester

O Arsenal derrotou o Leicester por 3 a 1 neste domingo (28) pela 26ª rodada do Campeonato Inglês e voltou a ter esperanças de classificação às competições...

“Barbie do Crime” que criava perfis falsos cumprirá prisão domiciliar

A ex-modelo fotográfica Bruna Cristine Menezes de Castro, a "Barbie do Crime”, 31 anos, cumprirá prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, pelo crime de estelionato. Ela...

Canarana: chefe da Guarda Municipal morto em praça pública e carro incendiado; vídeo

O chefe da Guarda Municipal de Canarana, na região Norte, Fabrício Rocha, foi assassinado na principal praça do município, na manhã deste domingo (28/02). A vítima estava...

Rosa Weber determina que União volte a custear leitos de UTI na Bahia

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o Ministério da Saúde volte a custear leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nos estados...