Papa Francisco diz não à violência e afirma que é hora de remediar

O papa Francisco diz que ficou estupefato com o ataque de quarta-feira (6) ao Congresso dos Estados Unidos. Em trechos de uma entrevista à TV italiana Canale 5, que será transmitida domingo (10) à noite, o pontífice afirma que, para entender ,“e não repetir”, é preciso “aprender com a história”.

Os eventos no Capitólio, como é chamado o edifício sede do Legislativo norte-americano, foram uma surpresa para o papa, mesmo que nenhuma sociedade possa se considerar imune à forças subversivas internas. Na entrevista, Francisco fala sobre o que aconteceu em 6 de janeiro, quando houve a entrada forçada no prédio do Congresso.

“Fiquei estupefato, porque se trata de um povo disciplinado na democracia”, comenta o papa, ao ressaltar que, mesmo “nas realidades mais maduras há sempre algo que não funciona”, há pessoas “que tomam um caminho contra a comunidade, contra a democracia, contra o bem comum.”

“A violência certamente deve ser condenada”, prossegue o papa. “Este movimento deve ser condenado, independentemente das pessoas”. “Nenhum povo pode gabar-se de não ter tido um dia, um caso de violência”, Portanto, é uma questão de “entender bem para não repetir e aprender com as lições da história”. Em todo caso, explica Francisco, a compreensão é fundamental “porque assim se pode remediar”.

Na quarta-feira, manifestantes entraram em confronto com as autoridades e invadiram o Capitólio, em Washington, enquanto os membros do Congresso estavam reunidos para formalizar a vitória do presidente eleito, Joe Biden.

Pelo menos cinco pessoas morreram, entre as quais quatro manifestantes e um policial, que ficou ferido durante o confronto.

Com informações da RTP e Vatican News

A canela reduz a absorção de gorduras ingeridas, diz nutricionista

O mês de janeiro é tipicamente conhecido pelas preocupações relativas à forma física.Sem uma dieta equilibrada e exercício físico não se consegue atingir os objetivos de perda...

MP pede à Sesab informações sobre fluxo de abastecimento de oxigênio no estado

O Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Trabalho para Acompanhamento das Ações de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, encaminhou ofício à Secretaria de Saúde do Estado...

Para fazer este bolo de coco só precisa de 4 ingredientes. Vamos começar?

Um bolo de coco é uma opção deliciosa e fácil de preparar. Especialmente o que apresentamos hoje, que só leva quatro ingredientes. Ingredientes 3 ovos 1 lata de leite...

Covid-19: Anvisa aprova segundo lote da vacina CoronaVac

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade a autorização emergencial em caráter experimental do segundo lote da vacina CoronaVac, desenvolvida em...