Rural Produtivo da TVE destaca mulheres agricultoras, quintal produtivo e paella

Neste sábado (23) o Rural Produtivo destaca o Projeto “Mulheres de Fibra”, que promove a capacitação de agricultoras em agroecologia e produção de alimentos na comunidade Sapucaia, em Santo Antônio de Jesus, que mantém um delivery de hortifrutigranjeiros e alimentos congelados, mesmo na pandemia. Destaque também para o quintal produtivo de Gilberto Borges, na comunidade de Tombador, em Alagoinhas. E ainda uma receita de paella com toque baiano. Sempre aos sábados às 14h, o programa tem horário alternativo na segunda-feira (30), às 6h30, e na quinta-feira (3), às 20h.

O projeto “Mulheres de Fibra” faz formação em agroecologia para mulheres rurais com objetivo de promover ações de formação em agroecologia e fortalecimento de grupos produtivos. Com o foco na autonomia financeira de mulheres, o projeto prepara a comunidade com capacitação em segurança alimentar e nutricional, fazendo a conservação da biodiversidade e exercitando o trabalho coletivo em rede.

Frutas, ervas medicinais, hortaliças, tubérculos, derivados da mandioca, entre outros produtos congelados, estão sendo entregues na casa do consumidor santo antoniense. As “Mulheres de fibra” da comunidade Sapucaia cultivam alimentos orgânicos e produzem congelados para a merenda escolar. E mesmo com a pandemia mantiveram a renda no período sem aulas, fazendo uma nova estratégia de comercialização dos produtos por sistema delivery e já estão com uma clientela fixa.

É no quintal de casa que os agricultores familiares produzem boa parte dos alimentos que abastecem a mesa dos baianos e garantem segurança alimentar e nutricional para as famílias. Em Alagoinhas, o sr. Gilberto Borges da comunidade Tombador, tem seu quintal pra lá de produtivo. Desde plantas medicinais, plantas comestíveis não convencionais – PANCS além das tradicionais hortaliças, verduras, legumes e frutas cultivadas no modelo agroecológico.

Neste episódio, o chef de cozinha José Morchon ensinou a receita de paella de frutos do mar com produtos da Bahia de Todos os Santos: lula, polvo, aratu e até linguiça de Maragogipe. E para finalizar, música com o cantor Daniel Vieira.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também através do site www.tve.ba.gov.br/tveonline, do Youtube.com/tvebahia e do Facebook.com/tvebahia.

SERVIÇO: Programa ‘Rural Produtivo’
Sábado (23), às 14h.
Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h
Onde: TVE, Youtube, Facebook e no www.tve.ba.gov.br/tveonline

Augusto Vasconcelos participa de lançamento de frente pelo emprego

Colegiado é da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia   O presidente da Comissão do Trabalho de Emprego e Renda da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Augusto Vasconcelos...

Sefaz apresenta Relatório de Gestão Fiscal do 3º quadrimestre  

Audiência pública foi conduzida pelo vereador Joceval Rodrigues, presidente da Comissão de Finanças da Câmara,   O vereador Joceval Rodrigues (Cidadania) comandou, na manhã desta sexta-feira (26), a audiência...

Hospital Metropolitano será a maior unidade PPP na área de saúde do Brasil

O Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, será a quarta Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde na Bahia e a maior unidade de atendimento hospitalar...

‘Operação Fortuna’ combate milícia e cumpre mandados em 6 municípios baianos

O Ministério Público estadual, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã dessa sexta-feira (26/02) em conjunto com a força-tarefa da...