Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador
Informe Baiano
Exemplo de imagem responsiva Prefeitura de Salvador

ENTREVISTA! Léo Prates deixa a vice-liderança do Governo e fala sobre a presidência da CMS

Eleito com 12.549 votos, o vereador Léo Prates (DEM), que deve ser confirmado em janeiro pelo colegas para ocupar o principal cargo da Câmara Municipal de Salvador, bateu um papo com o Informe Baiano. O futuro presidente pretende aprofundar o diálogo e melhorar a transparência na Casa. Veja abaixo a entrevista completa.

IB – O jogo está definido? Você já tem maioria absoluta…

LP – Eu tenho um profundo respeito a Paulo Câmara, apoiei a gestão dele durante esses quatro anos e ajudei na melhoria do aperfeiçoamento legislativo como presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Fizemos um bom trabalho juntos. A minha candidatura não é nada de pessoal contra Paulo Câmara. É apenas contra o que representaria uma eventual terceira candidatura de Paulo Câmara, que ele ainda não anunciou qual a decisão que ele vai tomar.

IB – Ficou algum arranhão com Paulo Câmara?

LP – Encerrada as disputas o meu retrovisor está quebrado. E foi dessa forma que em 2012 nós ganhamos a eleição junto com prefeito ACM Neto e com a oposição construir a melhor das relações, claro que divergindo, discordando, quebrando o pau como diz no popular.. Mas sempre com muito respeito, educação e com boa relação pessoal. Tenho em vários vereadores da oposição amigos, como o vereador Lessa, o vereador Moisés Rocha, o vereador Suica, enfim, todos considero bons amigos. Claro que a gente tem ideias e pensamentos divergentes, mas é a democracia e é importante saber respeitar isso.

IB – Caso seja confirmada a sua eleição na presidência da CMS, o que você pensa em inovar?

LP – Aprofundar o diálogo, melhorar a transparência e a eficiência da máquina administrativa da Câmara Municipal orgulhando o cidadão de Salvador. Vamos manter as conquistas do presidente Paulo Câmara, que são inegáveis em setores como a parte legislativa da Câmara. E melhorar aquilo que precisa melhorar, como a infra-estrutura básica do funcionamento das Comissões Permanentes da Casa.

IB – Nessa nova legislatura, você está muito mais experiente. O que você pretende priorizar?

LP – Um pouco mais experiente e ainda com muita coisa a aprender. Eu acho que eu tive uma ascensão muito rápida na Câmara Municipal, fruto de muita dedicação e o apoio dos colegas. Eu fui um dos poucos calouros da Câmara Municipal que presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é a mais importante da CMS. Fui vice-líder do Governo, pra mim um orgulho e graças ao vereador Joceval, que muitas vezes foi generoso comigo. Eu exerci a liderança muitas vezes em momento cruciais. Ele confiou no meu trabalho. É um dos melhores amigos que tenho na Casa e na vida. Tenho nele um profundo carinho e me emociono quando falo dele porque foi o companheiro que começou comigo nessa jornada para a presidência da Câmara. Então, agradeço esse momento. Nos momentos difíceis a gente tem que contar com os colegas e nos momentos bons dividir os louros com os colegas, porque a gente não faz nada sozinho. Então, tenho que reconhecer os meus colegas. Tenho que falar também da generosidade do meu partido e preciso reconhecer a generosidade de uma pessoa muita mais gabaritada do que eu, muito mais preparada do que eu, mas que decidiu nos apoiar desde o primeiro momento, que é o vereador Cláudio Tinoco.

IB – O que muda agora? Você é o vice-lider do Governo… Você e Joceval são os vereadores que conversam com o prefeito e com João Roma (chefe de Gabinete) sobre as demandas da Casa…

LP – O líder, o primeiro vice-lider e o segundo vice-líder são os únicos cargos na Câmara Municipal que são nomeados pelo prefeito. Eu sempre soube separar muito bem os papeis na CCJ e vice-liderança. Agora eu me afasto da vice-liderança, até porque é incompatível com o papel que eu pretendo exercer. Eu sou candidato, a eleição só se ganha em 2 de janeiro. Estou deixando esse cargo, mas com o coração apertado. Gostei muito de exercer esse papel de negociação, de diálogo. Pretendo levar para a presidência o exercício do diálogo. Essa eu quero que seja a minha principal característica.

IB – Como vai se desenrolar a questão da Mesa Diretora?

LP – Nós estamos conversando com as forças que declararam apoio a nós. Sairá uma composição que orgulha a Câmara Municipal e a cidade do Salvador.

Copa do Brasil: Vitória perde para o Botafogo e fica em desvantagem

O Botafogo ganhou do Vitória por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (02/05). No confronto disputado no Estádio Nilton Santos, Eduardo marcou em...

Municípios de Senhor do Bonfim e Andorinha são orientados a não distribuir valores ou benefícios em razão das eleicões

O Ministério Público estadual realizará hoje, dia 2, às 14h, uma reunião para orientar os vereadores, prefeitos, secretários municipais e candidatos dos Municípios...

Copa do Brasil: Vitória perde para o Botafogo e fica em desvantagem

O Botafogo ganhou do Vitória por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (02/05). No confronto disputado no Estádio...
Fundação Jose Silveira

Copa do Brasil: Vitória perde para o Botafogo e fica em desvantagem

O Botafogo ganhou do Vitória por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (02/05). No confronto disputado no Estádio...

Municípios de Senhor do Bonfim e Andorinha são orientados a não distribuir valores ou benefícios em razão das eleicões

O Ministério Público estadual realizará hoje, dia 2, às 14h, uma reunião para orientar os vereadores, prefeitos, secretários...

Abertas inscrições para o Prêmio Servidor Cidadão

Voluntariado e boas ações em foco. A 17ª edição do Prêmio Servidor Cidadão se aproxima, visando dar destaque aos...

PRESO EM FLAGRANTE: Mulher é vítima de tentativa de estupro em Feira de Santana

Mais uma tentativa de crime contra mulher foi registrado na Bahia. Desta vez, na cidade de Feira de Santana,...