Chuvas devem prosseguir até fim de semana em Salvador

As fortes chuvas que caem em Salvador já resultaram, até as 17h20 desta quinta-feira (8), 246 solicitações registradas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal). Para a sexta-feira (9) e o final de semana, a previsão é de chuvas moderadas a fortes com riscos para alagamentos e deslizamentos de terra. Não está descartada a possibilidade de acumulados de chuva expressivos em alguns pontos da capital baiana.

Do total de ocorrências, foram 68 alagamentos de imóvel, 57 imóveis alagados, 56 ameaças de deslizamento, 22 ameaças de desabamento e cinco árvores ameaçando cair. Além disso, foram três alagamentos de área, duas árvores caídas, dois desabamentos de muro e um desabamento de imóvel.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

“As chuvas resultam de um sistema frontal mais afastado do continente, que direciona a convergência de umidade em direção ao leste da Bahia, onde os volumes de chuva aumentam gradativamente entre hoje até sábado (10), informou o meteorologista do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cemadec), Giuliano Carlos do Nascimento.

“Equipes da Defesa Civil de Salvador estão em campo realizando vistorias solicitadas pelo telefone 199, e também procedendo as inspeções previstas no Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) nas regiões dotadas do Sistema de Alerta e Alarme”, explicou o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo.

Assistência – As situações mais críticas foram referentes a dois desabamentos de imóveis, ocorridos em Novo Marotinho e em Cajazeiras 11. No primeiro bairro, na Rua Gildelia Santos, houve desabamento de muro e de lateral de imóvel ocasionado por corrente d’água proveniente da escadaria próxima. Não houve feridos.

O imóvel está instável e a família foi notificada pelos agentes da Defesa Civil para evacuar o local permanentemente. A equipe acionou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para efetuar a demolição total do imóvel, a Secretaria de Manutenção (Seman) para avaliar as medidas necessárias e a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) para colocação de lona.

Os técnicos da Codesal também vistoriaram o imóvel localizado na Rua das Hortências, no Loteamento Santa Bárbara, em Cajazeiras 11. Lá houve desabamento de parte do muro de contenção e alvenaria de bloco localizado nos fundos da casa, atingindo a parede da cozinha e causando rachaduras.

Os moradores foram notificados para evacuar o imóvel até que o risco seja sanado. A Limpurb foi acionada para realizar a retirada dos escombros e fazer a colocação de lona. A Sedur também foi acionada para efetuar a demolição das partes remanescentes do muro.

Contato – A Codesal mantém plantão de 24h todos os dias da semana. Em caso de emergência, a população deve ligar para o número gratuito 199.

Morre aos 23 anos funkeiro MC Kevin

O funkeiro Kevin Nascimento Bueno, 23 anos, conhecido como MC Kevin, morreu na noite deste domingo (16/05). Ele caiu do 11º andar de um hotel na orla...

Construção de biodigestores irá reduzir impactos ao meio ambiente e gerar economia para famílias do semiárido

Pedreiros de municípios do Território de Identidade Piemonte da Diamantina participaram de oficina para construção de biodigestores, tecnologia que possibilita o reaproveitamento do esterco para gerar o...

Prazo para entrega da documentação do Partiu Estágio termina na próxima segunda (17)

O prazo para entrega da documentação do programa Partiu Estágio termina na próxima segunda-feira (17). Os 2.616 universitários selecionados precisam apresentar os documentos solicitados nos órgãos onde...

COVID-19: Pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais são inclusos na vacinação nesta segunda-feira (17)

Confira a programação dessa segunda-feira, 17 de maio de 2021, em Salvador: 2ª DOSE CORONAVAC A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) dará continuidade nesta segunda-feira (17) à...