Guarda Municipal acusada de agressão na Polêmica de Brotas; vídeo

Moradores da Polêmica de Brotas em contato com o Informe Baiano, na manhã deste sábado (24/04), relataram que a Guarda Civil Municipal de Salvador realizou duas operações no bairro nos últimos dias. A primeira, na tarde de quinta-feira (22/04), no dia da morte do agente Marcos Cardoso dos Santos, que foi baleado e não resistiu aos ferimentos.

Equipes táticas da instituição fizeram incursões em becos e vielas do bairro em busca dos suspeitos. A assessoria de comunicação da GCM explicou ao IB que a ação foi respaldada pela Lei Federal 13.022, que permite atuação em apoio aos demais órgãos de segurança pública. Na ocasião as equipes estavam em companhia da Polícia Civil.

A segunda operação ocorreu na tarde de quinta-feira (22/04) e a população afirma que alguns agentes agrediram dois trabalhadores. O órgão disse que “equipes da Transavaldor realizavam uma blitz na região de Brotas, proximidades do supermercado Atakarejo, quando um homem tentou evadir da ação”.

“Momento em que os agentes da GCM foram acionados para contê-lo, pois este pilotava uma moto, sem o documento, sem CNH, alteração nas características do veículo, além de está transportando produtos perigosos (botijão de gás) sem autorização para tal, ações onde é prevista a remoção do veículo. Outro homem, que se identificou como proprietário da motocicleta, tentou impedir a apreensão do veículo, intimidando e desacatando os agentes de trânsito, sendo ambos conduzidos para a Central de Flagrantes pela Guarda Civil Municipal, para adoção das medidas cabíveis”, relata a nota oficial.

Vídeos enviados ao Informe Baiano mostram o momento em que um homem é contido com uso de arma de choque elétrico. A vítima não esboça reação no momento em que o agente se aproxima e mesmo assim o agente usa a força. Assista abaixo o vídeo:

“Eles tão retados que mataram o agente quinta e querem descontar na população. Eu quero saber se eles agora são PM pra sair abordando os moradores. E outra: quem matou o agente vai ficar de bobeira na rua, é? Tavam querendo foi aparecer! Deram um chute em mim que até agora minha perna tá inchada. Tem que fazer isso é com vagabundo, rapaz. E ontem foi a mesma coisa, agindo com truculência com os pobres. Faça isso na Vitória”, disparou um morador que foi abordado na ação de quinta-feira.

TAPA NA CARA! Agente da Guarda Municipal agride trabalhador em blitz em Brotas; assista

Guarda Municipal é assassinado na Polêmica de Brotas

Profissionais de comunicação serão incluídos em grupo prioritário de vacinação da Covid-d essa semana

Jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e blogueiros serão incluídos no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 em toda a Bahia. Conforme o Portal Muita Informação, a decisão foi...

Bahiense desabafa sobre fila da regulação e cobra mais “leitos não covid-19”

"O Estado da Bahia vem pecando muito em vários aspectos, sobretudo, na política de saúde. Esse sistema atual de regulação é um pesadelo sem fim, uma verdadeira...

Saúde abre 2,5 mil vagas para agendamento da 2ª dose da CoronaVac

A partir das 18h desta terça-feira (18), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) abrirá 2,5 mil vagas para o agendamento para as pessoas com a 2ª dose...

Bahia recebe remessa com 39.780 doses da vacina da Pfizer/BioNTech

A Bahia recebeu nova remessa de vacinas contra Covid-19 produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com a empresa alemã BioNTech. O avião trazendo a carga com...