MEC lança plataforma para auxiliar educação e pesquisa no Brasil

Uma plataforma universitária de conteúdo audiovisual para a educação e pesquisa no Brasil foi lançada nesta segunda-feira (7) pelo Ministério da Educação (MEC). É a Eduplay, desenvolvida em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e destinada a alunos, pesquisadores e professores. Por meio dela, será possível ter acesso a transmissões ao vivo, programas de televisão, canais exclusivos, videoaulas e podcasts, tudo para auxiliar no ensino superior do país.

“Esta ação visa a um melhor atendimento dos estudantes universitários, professores e pesquisadores que utilizam esse tipo de tecnologia para estudo e trabalho”, afirmou o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

O novo portal, aberto para visualização pública e gratuita, concentra, por exemplo, o Canal Saúde, a TV Escola, os produtos da EBC, TV Brasil e Rádio EBC, além de canais de TV e rádios universitárias. São mais de 30 mil vídeos cadastrados, 29 mil horas de conteúdos e mais de 25 mil usuários de diversas instituições acadêmicas e de pesquisas do país.

Segundo o ministro da Educação, a Covid-19 mostrou que a internet é uma ferramenta importantíssima para a Educação. “Muitos falam, e é verdade, que a educação não será mais a mesma. De um ajudante acessório, o mundo virtual se tornou um componente necessário e presente.”

De acordo com o Ministério da Educação, com o Eduplay é possível transmitir uma aula para milhares de alunos, gravar o conteúdo e disponibilizar o acesso em qualquer dispositivo. As aulas gravadas podem ser facilmente integradas em sistemas, portais e sites das instituições de ensino superior.

O Eduplay substitui o portal Vídeo@RNP, com os mesmos serviços de transmissão ao vivo, sinal de TV e rádio, mas, agora, com mais benefícios para o público.

Acesse o Eduplay

Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí são orientados a proibir realização de festejos juninos

O Ministério Público estadual, por meio da promotora de Justiça Tatyane Miranda, recomendou aos Municípios de Guanambi, Candiba e Pindaí que proíbam a realização de festejos juninos...

Saúde investe meio milhão de reais em requalificações do Samu Salvador em 2021

O período de pandemia exigiu ainda mais dos esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Salvador para obter resolutividade satisfatória nos atendimentos de rotina e...

Receitas juninas: confira opções imperdíveis para fazer em casa

Pelo segundo ano, as festas juninas foram canceladas por causa da pandemia, mas não quer dizer que as comidas típicas não podem ser preparadas. Por isso, a...

Especialistas recomendam vacinas contra doenças mais comuns no inverno

O efeito do clima frio e seco nas mucosas do sistema respiratório e a convivência em ambientes mais fechados estão entre as razões que fazem do inverno...