Franquia aposta em café de açaí, e deseja expandir para todo o Brasil

O Açaí Granola tem boas expectativas com o produto, e planeja fechar o ano com um faturamento de R$10 milhões

Com origens em Salvador, a marca foi fundada há mais de três anos, e tem como objetivo trazer aos clientes o açaí mais cremoso e saudável. Os números refletem o sucesso que a marca conquista na Bahia. O Açaí Granola possui 5 lojas em funcionamento, 5 já negociadas e pretende fechar o ano de 2021 com 20 unidades.

“O açaí precisa ser antes de tudo saudável, cremoso e bom. Temos o maior cuidado para conservar da melhor forma a polpa da fruta, e entregar um produto de qualidade. A atenção e zelo que temos refletem em nossos resultados, e desejamos expandir ainda mais esse sucesso”, comenta João Victor Guth, fundador do Açaí Granola.

A novidade fica por conta do café de açaí. “É isso mesmo. Café feito com semente de açaí”. Como consta no slogan do produto que foi lançado recentemente nas lojas da franquia em Salvador. O café de açaí já é um sucesso com o público.

A bebida de cor escura e avermelhada que vem da semente do açaí, virou atração turística no Pará. Mas será que o gosto é parecido com o original? Fomos conferir essa criação inusitada.

“O café quente, tem um gosto meio ácido e um travo no final. Se aproxima um pouco do café tradicional, mas se não fosse o “travinho”, não dizia que é feito de açaí, não”, relata Carlos Monte, cliente assíduo da loja no Jardim de Alah. Maria Lívia, outra cliente fiel da franquia, disse que amou a novidade, pois ela adora café e açaí também: “Amei a novidade. Eu tomo café todo dia e feito de com açaí então, ficou muito bom. As duas coisas num só produto é sensacional. O café gelado é uma delícia!”.

Há mais de 30 anos quando o casal Perina, 54, e Roberto, 55, chegaram ao Pará, vindos do Maranhão e Goiás, respectivamente, em busca de uma terra para trabalhar, criaram a bebida na tentativa de vencer as dificuldades de abastecimento no sítio onde moram que pertence ao município de Parauapebas.

“Naquela época, não tinha onde comprar nada na comunidade e o carro demorava de 8 a 15 dias para vir buscar a gente para fazer compras na cidade”, diz Dona Perina, e foi com o caroço do fruto escuro que ela conseguiu o resultado esperado, um sabor parecido com o do café. Um dia quando o pó acabou, ela teve uma ideia para não ficar sem a bebida preferida. “Acabou o café e a gente tinha batido um açaí e ficaram os caroços. Olhei pra eles e pensei: vou fazer um café”, contou Seu Roberto.

No cardápio do Açaí Granola, o café de açaí é diversificado e ao gosto do cliente, além dos tradicionais cafés quentes espresso e “açaíppuccino” (cappuccino de café de açaí), o público também pode tomar a sensação que são os cafés gelados, com creme de cupuaçu, sorvete, whey protein ou até mesmo com o próprio creme de açaí. Confira o menu:

• Mocha: Café de Açaí, Sorvete de Creme, Nutella e Chantilly;
• Tropical Coffee: Café de Açaí, Creme de Cupuaçu, Amendoim e Chantilly;
• Flagrante Coffee: Café de Açaí, Sorvete de Morango, Nutella e Chantilly;
• Açaí Coffee Shake: Café de Açaí, Açaí, Mel e Chantilly;
• Whey Coffee: Café de Açaí, Açaí, Whey Protein e Pasta de Amendoim;
• Frapuccino: Café de Açaí, Leite Condensado, Calda de Chocolate, Leite e Chantilly.

“Desenvolvemos este produto já imaginando o sucesso que teríamos, afinal o açaí e o café são duas paixões do brasileiro. Conseguimos ter a receita e agora quem obtiver uma franquia nossa, poderá oferecer esse item para os clientes”, comenta o sócio-fundador do Açaí Granola.

O setor vem se recuperando da crise ocasionada pelo novo coronavírus. Após enfrentar uma queda em 2020, o primeiro trimestre de 2021 registrou um saldo positivo de 1,9% em franquias abertas. Outro dado positivo é a expectativa da Associação Brasileira de Franquias (ABF), que tem a estimativa de crescer 8% neste ano.

O público interessado pode encontrar essa novidade nas lojas do Açaí Granola do Jardim de Alah e da Barra. Eles prometem em breve disponibilizar em todas as lojas da franquia e até mesmo o pó do café de açaí em mercados e lojas de conveniência para os clientes fazerem em casa.