Agricultura familiar dá sabor ao São João da Bahia e garante emprego e renda para agricultores

O São João da Bahia tem cheiro e sabor da agricultura familiar. Este ano, as festas continuam suspensas, mas as delícias típicas estão garantidas. A colheita dos principais produtos das festas juninas, como o milho, a mandioca, o amendoim e a laranja, está a todo vapor e as vendas sendo realizadas em feiras livres e mercados municipais de todo o estado, garantindo o preparo das comidas e bebidas típicas e renda para o agricultor.

O milho é o principal ingrediente da festa. Assado, cozido ou como canjica, curau e pamonha, seja como for, ele não pode faltar, e os agricultores da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê) garantiram a produção. Foram 900 mil quilos de milho colhidos na safra de 2021.

A maior parte do milho colhido é transformado pela cooperativa em produtos, como o Flocão Puro Milho, Mingau de Milho Verde, Mingau Multicereais, Mugunzá e Creme de Milho, reconhecidos por serem os únicos com milho não transgênico do estado. Tudo já pronto para fazer parte da mesa dos quitutes de São João.

De acordo com o presidente da Copirecê, Walter Ney Dourado, o mês de junho é o mais esperado pela cooperativa: “É aquele mês que a gente sabe que a meta será alta, e trabalhamos fortemente para alcançá-la. Fazendo uma comparação com o mesmo período do ano passado, já notamos um aumento no nosso faturamento, de 40% a mais. Os produtos mais procurados neste mês é a canjica amarela para mungunzá, canjiquinha ou curau de milho”.

Segundo dados do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2017), a agricultura familiar responde na Bahia por 59,0% da produção anual de milho verde em espiga, por 79,0% da produção de amendoim, 76,0% da produção de mandioca e 42,0% da produção de laranja.

O amendoim também é protagonista da festa e é base de diversas receitas saborosas, tanto de bebidas como de comidas. No município de Acajutiba, os agricultores familiares da Associação Pajeú colheram 30 mil quilos de amendoim de seus quintais e a venda já está garantida na região. A agricultora Trindade Reis é uma das produtoras de amendoim: “Todos os anos a gente planta amendoim e tiramos entre 45 a 50 sacas. É um complemento que garante mais três meses de renda”.

Outro produto que reina neste período é a mandioca, ingrediente básico que dá forma à farinha, beijus, gomas, polvilhos e bolos. A Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan) produziu 1.352 toneladas de mandioca, de janeiro a maio deste ano, e já contabiliza um aumento de 56% em relação ao ano passado. Na Coopatan, a mandioca vira beiju e farinha, também com a marca Itabaiana e a massa para tapioca da marca Realeza. A Coopatan comercializa seus produtos em redes de supermercados nacionais e nos regionais, de toda a Bahia.

A laranja tem seu lugar e marca presença. Em bolos ou na decoração, a fruta se destaca. Em Rio Real, 84 agricultores ligados ao Centro Agroecológico do Litoral Norte (Cealnor) colheram 1.612 toneladas de laranja. A maior parte é vendida para a Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor) e a outra parte nas feiras livres da região.

Mutirão da 1ª Dose contempla pessoas com 32 anos ou mais neste domingo (1º)

A Prefeitura realiza, neste domingo (1º), o Mutirão da 1ª Dose contra a Covid-19. A estratégia acontecerá exclusivamente no turno da manhã, das 8h às 12h, e...

“Piratas da Barra”: adolescentes apreendidos no mar após assalto; vídeo

Dois adolescentes foram apreendidos pela 11a Companhia Independente da PM (CIPM), na praia do Porto da Barra, poucos momentos depois de assaltarem duas pessoas, na Avenida Sete...

Série B: Botafogo e Vasco disputam clássico carioca

Botafogo e Vasco jogam, neste sábado (31), às 21h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. A Rádio...

Sudesb lança edital de R$500 mil para apoio a eventos de capoeira

Comemorado em 3 de agosto, o Dia Nacional do Capoeirista tem homenagem antecipada pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho,...